Home > Psicologia

Vítimas de incesto emocional e o resgate da identidade

por Silvia Malamud

Vítimas de incesto emocional e o resgate da identidade

Como os danos provocados pelo incesto emocional não são facilmente detectados, eles costumam aparecer mais na vida adulta, quando acontecem as dificuldades da manutenção de vínculos saudáveis e mais duradouros. Seria como se estivessem traindo os pais.

Muitos dos filhos também são orientados de modo camuflado ou direto, para que tomem cuidado nos seus relacionamentos por conta dos sofrimentos causados pelas escolhas erradas dos genitores; o aviso, portanto, seria para que permanecessem atados ao papel de maridos e esposas desses pais e que esta sim, seria a parceria ideal.
Como consequência, ou os relacionamentos são fadados ao fracasso, ou os filhos nem pensam em ter algo mais consistente e muitas vezes nem buscam. Os efeitos para vida podem ser permeados por estados depressivos que com o tempo podem aumentar ou uma total dissociação da realidade e de si mesmos como mecanismo de fuga pela impossibilidade psicológica de entrar em contato com questões emocionais que afetam todo o caminhar de uma vida que certamente poderia ser bem diferente.

Vale a pena ressaltar que a identidade dos filhos desse tipo de abuso, onde o incesto emocional prevalece, fica misturada com a do pai ou da mãe projetada. Na vida adulta, existe enorme dificuldade em se saber onde um começa e o outro termina e, por conta desse desarranjo, a dificuldade de impor limites. Como a identidade está baseada na lealdade para com os genitores, a vítima ora se sente onipotente, ora se percebe com receio de ser rejeitada se não cumprir com a identidade planejada para si, portanto, sentimentos de inferioridade e de não pertencimento costumam servir de pano de fundo.
Abaixo do papel a ser cumprido, uma enorme insegurança e tensão caminham juntos. As relações afetivas serão drasticamente prejudicadas pela repetição de cenário de importância versus a insegurança e o medo do abandono. Não será fácil estabelecer ligações ou um sentimento de pertença.

Precisa de muita terapia para que essas vítimas, acostumadas a satisfazerem as necessidades de seus pais, possam reconhecer que também têm necessidades próprias e que estas podem ser validadas. Por outro lado, no reverso da situação podem se desenvolver no excesso da ânsia de serem atendidos a qualquer custo pelos parceiros em geral, nunca estando satisfeitos com o que recebem, alucinando que são o centro de tudo. Outros, na tentativa de agradar expectativas, passam a vida correndo freneticamente numa empreitada de demonstração de sucesso para se sentirem aceitos, não rejeitados e, quem sabe, amados.

Quanto mais despertos, melhor!

Parte 2




Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos
Visite seu Site
Email: malamud.silvia@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 31/10/2018 10:38:38

Veja também
Um propósito de Vida
Você sabe o que é o amor?
Relacionamentos exigem paciência
A grande dificuldade das pessoas mais velhas
Namorar uma pessoa muito mais nova pode dar certo?
Consumismo X Felicidade


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sábado, 19 de janeiro de 2019

energia
I-Ching: 03 – CHUN – DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.


energia
Runas: Sowilo
Seja transparente. Dia excelente , força vital e sucesso.


19
Numerologia: Originalidade
Mudanças ha muito consideradas podem ser bem feitas hoje. Seja diferente e original. Este é o dia para o exercício da individualidade.
Experimente o novo e o ainda não tentado. Mantenha-se independente e decisivo e, sobretudo, tenha coragem de agir de acordo com os seus sonhos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Ano novo regido por Marte: O que esperar de 2019?
2. 2019: O ano da Abundância Espiritual
3. O Arcanjo regente de 2019
4. Visualização criativa para experiências fora do corpo
5. Você merece alguém melhor do que eu!
6. O Ano Novo está chegando: o que lhe reserva o futuro?
7. As 5 razões pelas quais você é insegura (e como eliminá-las)!
8. Falando de posturas conscienciais

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa