Menu

Você sabe o que é Inversão?

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 13/04/2020 00:37:58


Saiba identificar uma das técnicas mais comuns dos abusadores emocionais

Além dos conceitos que têm origem na psicanálise clássica, o termo inversão muitas vezes tem sido reconhecido como fator importante para a desestabilização emocional da maioria das pessoas que estão envolvidas em tramas onde o abuso emocional impera.
Como acontece e o que significaria então o termo inversão, nessas tramas?

- Antes de mais nada e como sempre, não devemos esquecer de que o abusador narcisista perverso vive em função só e unicamente de si mesmo. Então é bom estar desperto para saber que, absolutamente todas as suas ações estão de acordo com os seus desejos de autoprazer, e ainda nesta mesma vertente, na busca da sensação de magnanimidade. E para que este intento ocorra, eles literalmente farão uso de todas as artimanhas possíveis para deixar quem estiver ao seu lado, sentindo-se diminuído, invalidado e depreciado. O porque disto? Para fazer o contraponto e eles sentirem-se sendo os melhores. Observe: todos os abusadores desta ordem são tão reféns desta trama, quanto as vitimas, ambos em cárceres. Por um lado, existe um abusador comandado por uma rede emocional inconsciente que o obriga a agir do modo que age, e do outro lado, um outro refém que é a vitima e que também se encontra presa nesta trama também por questões emocionais, mas que na maioria das vezes não são tão obscuras como o estado patológico do abusador.

- A inversão na trama abusiva, portanto, funciona como uma manipulação altamente sofisticada onde todas as verdades explícitas que denunciam que o abusador é de fato um abusador, habilmente são invertidas em meio a argumentos fantasticamente exaustivos, onde por fim, conseguem a proeza de que as vítimas literalmente se acabem num terrível mal-estar emocional e, além de vencidas, chegam a se sentirem culpadas por terem pedido algum tipo de esclarecimento sobre atitudes injustas ou duvidosas. Em outras ocasiões, as vítimas ou se calam ou pedem desculpas não sabendo o que fazer para atenuar os seus supostos erros, para que o abusador volte a melhorar o seu humor e para que o clima fique mais ameno...

Na inversão, o abusador, literalmente inverte verdades no intuito de ficar com as rédeas de uma relação que vai se revelando em termos de controle e punição.

Podemos dizer que as manipulações, em geral, são atuações comandadas por processos inconscientes. Por exemplo, mesmo que o abusador tenha ciência de que não pagou uma conta e que a responsabilidade deveria ser dele pelo fato de ter esquecido, ainda assim, poderá ficar furioso acusando esposa, filha, funcionário, ou quem que quer seja, de não tê-lo avisado, de não ter deixado a conta perto de seu campo de visão, criando um clima insuportável até que outros assumam o seu erro e até que as verdades sejam totalmente suprimidas. Se ele faz isso de modo consciente? Não!! Ele se percebe como uma vitima de pessoas "incompetentes" e "burras", enfim, de pessoas que "não são boas o suficiente". O abusador é drasticamente irascível exatamente por conta do seu mecanismo frenético e inconsciente de inversão.

Por conta de um histórico de muito sofrimento, em determinado momento de sua existência, como mecanismo de sobrevivência para não surtar ou morrer de tristeza, desamparo, solidão etc., seu cérebro fez uso de um mecanismo que damos o nome de dissociação. Os aspectos dele, que percebe como negativos e ameaçadores, em algum momento se tornaram tão insuportáveis, que num processo inconsciente, a sua máquina biológica opta por cindir, jamais entrando em contato novamente com tais sentimentos e crenças. A grande questão é que o que fica escondido e ilhado dentro de si ainda está de algum modo incomodando e como alívio das tensões, acaba sendo projetado para fora a ponto do abusador querer destruir aquilo que lhe pertence como significado de dor, no outro. A luta é pela sobrevivência de sua autoimagem, do belo e do magnânimo que ele exaustivamente e a todo custo quer e alucina ser.

Existe um ódio e um desdém que ao invés de ser direcionado a si mesmo, é invertido de todas as formas e maneiras, no outro, sendo este mecanismo totalmente inconsciente. O abusador não sente culpa e nem remorso, porque o mal está invertido para fora de si, e direcionado no outro.

Quanto mais despertos, melhor!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 40


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa