Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

Você sabia que homens também são vítimas de Abuso Emocional?

Você sabia que homens também são vítimas de Abuso Emocional?
Publicado dia 12/02/2020 15:55:41 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Da mesma forma que a sociedade acordou para validar o drama de muitas mulheres que sofrem toda sorte de abusos, muitos homens da nossa atualidade em meio a enormes dificuldades para se exporem, também estão passando pela amarga experiência de serem eles, vítimas de mulheres abusadoras. Estes, mais do que nunca necessitam de espaço para serem ouvidos.

Não poucas vezes tenho recebido em meu consultório homens fragilizados e emocionalmente perturbados, vítimas de abusos emocionais, sendo que nem eles próprios suspeitavam de que poderiam estar passando por isso. Muitos chegam deprimidos, confusos e culpados pedindo ajuda para entender e poder lidar melhor com as dinâmicas das relações afetivas nas quais estão envolvidos.
Revelam que vivem sob ameaças constantes e em meio a críticas muitas vezes bastante ostensivas. Alguns contam que as roupas que usam, aos olhos das parceiras, nunca estão adequadas ou recebem algum comentário de desdém ou de apreciação irônica, também parece que nunca está bom o modo como se expressam e por conta das críticas excessivas, muitos ficam restringidos na liberdade que poderiam ter de conviver mais com as suas famílias de origem ou com amigos que, inclusive, podem ser em comum ao casal.

A maioria dos que aqui chegam estão bastante perdidos e não sabem mais o que fazer para agradar, uma vez que praticamente tudo o que têm feito para apaziguar os humores, acaba revelando-se no oposto, numa insatisfação continua e em mais críticas.

Além de todo este montante, reina uma obsessão por saber onde o companheiro está e absolutamente todos os horários são monitorados sob ameaças de explosões de ira, se houver algum atraso ou desvio de percurso, em que praticamente todas as conversas são monitoradas, qualquer movimento que para elas sugira algum tipo de deslize, facilmente altera o clima do relacionamento.

Tenho exemplo de pacientes que se viram obrigados a não irem na festa do seu próprio aniversário por conta da esposa infernizá-lo por achar que ele teria que dividir a atenção com outros e não ofereceria atenção suficiente a ela. A moça em questão criou uma discussão tão terrível que no final ambos não foram na festa e acabaram saindo sozinhos e ele, sem saída emocional saudável para si, passou por cima dos seus próprios sentimentos e de tudo o que poderia ser viável não indo encontrar com a família e amigos no seu próprio aniversário. Naquela ocasião, confessou que confrontá-la seria o pior dos mundos, não queria nem imaginar as consequências.

Em outras situações, protegidas pela lei Maria da Penha, companheiras não hesitam em avançar fisicamente em seus companheiros, sabendo que o revide seria praticamente impossível de ocorrer.

Homens que passam por este tipo de sofrimento não são mais fracos que a maioria e não seria justo qualquer tipo de descrença a respeito de suas histórias ou mesmo algum nome pejorativo que por ventura possam vir a receber.
O abuso de mulheres para com homens, costuma pegá-los desprevenidos emocionalmente colocando-os em situações inimagináveis para quem está do lado de fora. Mesmo quando despertam reconhecendo que estão passando por relacionamentos tóxicos, ainda assim, existe bastante dificuldade até se verem livres de tais dramas.

Quanto mais despertos, melhor!

por Silvia Malamud

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Obrigado por votar

O artigo recebeu 33 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp

Sobre o autor
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting – David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor







Energia do Dia
Novos inícios e grandes decisões. Dia para tomar as rédeas da vida e determinar seu curso futuro, fixe metas e comece hoje mesmo a realizá-las. Promova suas idéias acredite em si e não aceite um não como resposta. São necessários força e autocontrole.
Faça sua numerologia

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa