Menu

Volte a dormir - Manipulação de Narcisistas Perversos

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:12


Quando um manipulador Narcisista Perverso percebe que a sua vítima ficou consciente, em primeiro lugar, começará a se rebelar ameaçando sair da relação. Seu objetivo é acuar e assustar sua presa. Se este posicionamento não mais fizer efeito, ele entrará na fase do "volte a dormir..." Se tornará tudo o que a vítima sempre quis e, estrategicamente, em alguns momentos, agirá como um sujeito agradável e adorável. Se acaso estiver tentando sair deste drama, não se iluda, esse cálculo apenas visa trazê-lo de volta para a cadeia de sedução onde até há pouquíssimo tempo atrás você estava. Faz parte de um círculo vicioso e letal no qual, se você não sair definitivamente, seu destino certamente será a sua morte psíquica ou física.

E se acaso ainda estiver mergulhada na ilusão de que poderá melhorar esse tipo de pseudo-relacionamento, cogitando pedir para o seu manipulador perverso se tratar, definitivamente esqueça essa ideia. Tais manipuladores, no geral, caracterizam-se como seres profundamente malévolos. Atravessam a vida cheios de raiva, como bolhas explosivas repletas de ódio, mas não contam nem para si mesmos que assim o são, por isso mesmo, que de modo obscuro, destilam suas piores emoções em outros. Atente que o que diferencia os Manipuladores Narcisistas do Mal, dos Narcisistas comuns, sempre será o nível de sadismo e crueldade implicado nas relações.

A respeito de onde vem as estórias sobre a construção da personalidade dos Narcisistas Psicopatas, a resposta é complicada. Alguns autores vão colocá-los na conta de situações de incesto vivenciadas concreta ou ilusoriamente. Um manipulador desta ordem também tem sido muitas vezes fruto de uma relação perversa com um pai, irmão ou irmã. Independente de como ou do porquê se tornaram o que são, não é possível de se tratar terapeuticamente esses indivíduos por várias razões: Primeiro de tudo, porque, na verdade, eles não estão buscando ajuda, são orgulhosos do que são e não se reconhecem tendo um problema. Os seus sistemas de crenças também estão bloqueados para enfrentar quaisquer tipos de críticas e mesmo que, em princípio, possam parecer aceitar, estão apenas dissimulando. Nunca funcionam corretamente em terapia porque jamais assumem as suas parcelas de responsabilidade. Finalmente, Manipuladores em sessão de terapia continuam a funcionar como Manipuladores, o que resulta num material totalmente distorcido. O Manipulador Perverso Narcisista quando vai para uma terapia é apenas para dar a ilusão ao parceiro de que ele vai mudar. Via de regra costumam ir em apenas duas sessões, cancelando a terceira, quando percebem que o terapeuta descobre como funcionam.

Se não se pode tratá-los, a solução possível está no enquadramento, quando as vítimas aprendem a não autorizarem mais ninguém de prejudicar os seus espaços pessoais. Este enquadre também começa com a conscientização da sociedade, porque estes Perversos Narcisistas Manipuladores, hoje em dia, estão em todos os espaços e se configuram como um dos principais adoecimentos psíquicos da nossa atualidade. A sociedade tem obrigação de ficar alerta e de conhecer como que eles funcionam parando definitivamente de vitimizar tais Manipuladores, além de minimizar ou ignorarem a palavra das vítimas. As pessoas em geral devem ficar alertas e desconfiarem, entre outras coisas, quando o afeto é grande demais e a parceira geralmente está de algum modo adoecendo a olhos vistos ou mesmo reclamando de atitudes que, em princípio, possam parecer queixas confusas, mas que, na privacidade, têm a primordial função de desestabilizar a vítima para que o narcisista seja a única existência válida e maravilhosa. E o pior, invertem a estória, vendendo a imagem de que são "vítimas" de esposas "doentes"... Isso é altamente Perverso, mas apenas mais uma das facetas de tais Narcisistas Manipuladores.

Por que muitos estão em lugar de poder, a sociedade faz vista grossa e lhes dá impunidade para enganar a todos o tempo todo.

Para evitar de sermos manipulados, devemos primeiro aceitar que essas pessoas existem e que elas são deliberadamente maliciosas e sorrateiras. A ideia é definir limites pessoais de autorrespeito e respeito àqueles que sofrem nas garras destes Sádicos Perversos Narcisistas. Numa sociedade Narcísica, repleta de tais aberrações sobre o tema, torna-se uma necessidade vital este tipo de alerta.

Fontes de referência:
Le témoignage de Marie Murski, victime d'un pervers narcissique.
Le récit de Vincent P., qui a vécu 7 mois avec une femme manipulatrice.




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 136


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa