Menu

A terapia do século XXI

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:34:58


Veja como EMDR evidencia-se cada vez mais como terapia do século XXI. Abordagem definitiva a ocupar lugar faltante nas terapias convencionais já não tão eficientes como outrora apenas pela rapidez e pela agilização que os novos tempos trouxeram ao dinamismo mental. Ousaria acreditar que se Freud estivesse hoje vivo, que seria ele o maior divulgador do EMDR, isso porque essa metodologia por si só provoca o processo de associação livre e cura emocional num direcionamento exato, veloz e cirúrgico que comumente surpreende paciente e terapeuta na solução criativa dos mais diversos conflitos.
A Alta terapêutica depende do tema a ser processado e da característica emocional do paciente, mas normalmente é infinitamente em menor tempo do que o tradicionalmente conhecido.

Recentemente atendi uma senhora que teve uma crise alérgica e por conta disso passou a ter uma espécie de pânico de comer alimentos com receio de desenvolver alergias começando a generalizar um medo de andar em lugares públicos e de fazer uma possível viagem de avião já programada. O cérebro é uma caixinha de surpresas. No caso desta senhora, algo de surpreendente se desprendeu de seu passado dando um novo sentido para aquele momento de sua vida onde determinados assuntos estavam acontecendo. Pode reprocessar alguns conteúdos e seus medos foram totalmente dissipados. Neste momento ela, depois de apenas 5 sessões, encontra-se fora do Brasil, aproveitando sua viagem e seu momento de vida.
Em outros casos, porém, o reprocessamento pode tomar mais tempo.

O EMDR é uma terapia completa e o terapeuta formado tem toda capacidade de suporte para o que for necessário dentro deste contexto de eficiência. Amplamente utilizado como ferramenta para aprofundamento inigualável na jornada e pesquisa do autoconhecimento.

O EMDR também age quando você tem um trauma. Neste normalmente se pensa de modo distorcido sobre uma determinada situação, ou sobre você mesmo. Seria como se a sua lente perceptiva naquele momento de dor emocional se contorcesse e você lesse o episódio sobre aquela ótica entendendo a realidade de modo não salutar. Exemplo.: Vamos dizer que você é muito pequeno e repetidas vezes apanha de alguém... Assustado pode disfuncionalmente entender que tem que concordar com tudo sem impor sua vontade porque você quando criança ou a criança que reside em você tem medo de apanhar. Então naquele momento que se cristaliza, acredita que se concordar com tudo, que magicamente as pessoas serão boazinhas para você e que você não ira apanhar mais... Veja que isso é apenas um exemplo de um pensamento disfuncional. Quando passamos por um EMDR começamos a pensar de modo saudável, mais real e positivo em relação a nós mesmos. O pensamento disfuncional, negativo sobre nós mesmos, é um erro cognitivo de percepção que é corrigido pelo reprocessamento.

Mais informações interessantes sobre o EMDR!
Muitas vezes o paciente sai de uma sessão de EMDR cansado, como se tivesse feito ginástica! E de verdade faz algo semelhante porque como é uma terapia cerebral, acaba refazendo conexões cerebrais, trabalhando novas sinapses.

Pode citar 5 benefícios do EMDR? Pode citar as razões para conhecer o EMDR?
1- Mudança radical de vida para melhor;
2- Liberação de padrões repetitivos;
3- Para pânicos em geral, ansiedades, fobias e medos;
4- Perturbações do sono, insônia, pesadelos, sonhos recorrentes;
5- Lutos, divórcios, mudanças de vida em geral;
6- Pesquisa sobre si mesmo, autoconhecimento.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 467


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa