Menu

O que é evolução espiritual?

por Mauro Kwitko em Vidas Passadas
Atualizado em 28/10/2005 11:28:51


Todos nós, que acreditamos realmente na Reencarnação, temos a necessidade de pensar nessa questão de evolução espiritual com certa freqüência, que não seja demais para não virar ansiedade, nem pouco para não virar desleixo. Mas... o que é evolução espiritual?

Na minha maneira de ver, é uma evolução do nosso grau de consciência e ocorre pela limpeza dos nossos sentimentos e pensamentos, o que faz com que possamos, gradativamente, irmos nos libertando de nós mesmos e dirigindo nossa atenção para os outros, para todos, ou seja, sairmos do nosso egocentrismo. Se convirmos que um dos aspectos que nos diferencia dos Espíritos superiores é o fato de nós ainda necessitarmos de passagens por esse plano terreno, e eles não, devemos então entender por que é assim. Se ainda estamos passando por vivências nesse plano material como encarnados e eles não, isso se deve ao fato de ainda não termos aprendido as lições pertinentes a este plano, o que implica na necessidade de mais "limpeza" dos nossos corpos emocional e mental referida acima. Então, se reencarnamos, por exemplo, para "limparmos" nossos corpos sutis de raiva, de ódio e de agressividade, certamente iremos passar por situações e experiências que todos passam, mas às quais reagiremos com raiva, com ódio e com agressividade, pois é disso que viemos “contaminados". E é o que teremos que trabalhar em nós, e se o conseguirmos, isso propiciará nossa auto-evolução. Outra pessoa reagirá com tristeza e com mágoa, pois é o que traz consigo, e é o que deverá trabalhar em si, para a sua auto-evolução. Uma outra pessoa reagirá com submissão e dependência e é o que deverá trabalhar em si, e assim por diante. Todos nós passamos por situações conflitantes, “negativas”, mas reagimos à nossa maneira, que é congênita, característica de cada um, que trouxemos ao reencarnar.

E então percebemos que evolução consiste em melhorar nossas características inferiores congênitas, pois a nossa personalidade é congênita, já nasce conosco e é, basicamente, a mesma da encarnação anterior. Esse é um dos pilares da novíssima Psicoterapia Reencarnacionista (www.abpr.org). Podemos perceber o que viemos melhorar, ou eliminar, em nós, na atual encarnação pela constatação da maneira imperfeita como reagimos às situações e às experiências da vida, desde a infância. Mas não devemos culpar a quem faz ou fez aflorar em nós sentimentos dos quais não gostamos; essas pessoas (que geralmente são o pai, a mãe, o marido, a esposa, um filho, etc.) são agentes do nosso destino que embora, aparentemente, estejam nos fazendo mal, estão nos fazendo um bem, pois nos mostram o que viemos a melhorar em nós.

Quem reencarnou com sentimentos e pensamentos de raiva e ódio irá passando pela vida por situações cotidianas, que todos passam, mas que nele desencadearão raiva e ódio, pois é o que trouxe, até o dia em que perceba que deve curar-se disso e passará a reagir com paciência, tolerância e compreensão às mesmas situações às quais antes reagia com raiva e ódio. O karma (lei do retorno) representa essas situações e se a lição está sendo aprendida, essa pessoa poderá dizer que está evoluindo espiritualmente. E isso lhe possibilitará aumentar sua capacidade de amar, que é a verdadeira evolução. O mesmo raciocínio aplica-se a quem reencarnou com uma tendência, por exemplo, de reagir com sentimentos de rejeição e abandono. Essa pessoa irá reagir às situações desse modo, ou seja, com rejeição e abandono e a sua lição é aprender a mudar esse antigo modo de sentir, não magoando-se, vitimizando-se e culpando os outros. Isso possibilitará a essa pessoa a mesma evolução daquela do exemplo anterior, que precisava curar a raiva.

A maneira pessoal, de cada um de nós, de reagir às situações desagradáveis da vida é uma tendência congênita, de séculos, que já nasce conosco. De uma encarnação para outra muda apenas o corpo físico e então para sabermos como devemos evoluir, basta detectarmos nossos defeitos congênitos e irmos corrigindo-os. O mais freqüente, que é culpar os outros, é perda de tempo, pois desvia o foco da verdadeira questão, que é a nossa tendência a reagir de modo inadequado às situações karmáticas, que é o que devemos curar em nós, ou seja, é a nossa Missão reencarnatória. Nós não teremos mais necessidade de reencarnar quando eliminarmos completamente todas nossas inferioridades e aí, então, seremos um Espírito superior. E o que acontecerá então? A evolução continuará! O fato de não mais necessitarmos passar por experiências no plano terreno não significa que viramos "santos", apenas aprendemos as lições pertinentes a esse plano, mas continuaremos passando por vivências evolutivas em outros, sem parar.

Muitas pessoas acreditam que quando morrerem irão para um lugar melhor e que "Lá sim que é bom...". Na verdade, somos nós que estamos aqui e lá, a diferença está na freqüência vibratória da crosta terrestre ou do Plano Astral. O simples fato de desencarnar não implica numa melhora imediata dos sentimentos inferiores, apenas pode acontecer, pela perda do corpo terreno, uma mudança na visão da realidade, ou seja, pode ser corrigido o enfoque distorcido pelas ilusões de percepção da personalidade passageira. Eu digo que pode, porque muitas vezes isso não acontece, e a personalidade desencarnada permanece com a mesma visão distorcida de quando encarnada e continuam os mesmos raciocínios e as mesmas emoções equivocadas. Isso se observa nos chamados espíritos obsessores que ficam por aqui e nos que são atraídos vibratoriamente para o Umbral. Mas naqueles que, após a morte física, dirigem-se, ou são conduzidos, para os Postos de Socorro, Colônias ou Cidades do Plano Astral, como o Campo da Paz, Nosso Lar, etc., vai ocorrendo gradativamente uma correção das distorções da visão, ou seja, a libertação das ilusões e das armadilhas, através de um trabalho interno próprio e com a orientação de Coordenadores, Instrutores, etc.

Nada muda, obrigatoriamente, pelo ato do desencarne, devido ao simples fato de que o corpo material não sente e nem pensa, ele apenas obedece ao comando dos corpos emocional e mental, que permanecem como são após a morte do físico, no nível em que estavam, no grau de evolução que atingiram. Para os corpos sutis nada muda com o fato de estarmos encarnados ou desencarnados, a meta é a evolução e essa deve ocorrer aqui ou em qualquer outro plano. Por isso que os medicamentos psiquiátricos, endereçados ao cérebro, não conseguem curar realmente, pois não atingem os pensamentos e os sentimentos. Os medicamentos que possuem essa ação são as essências florais e os remédios homeopáticos.A Psicoterapia Reencarnacionista pretende difundir a aplicação aqui, durante a encarnação, de uma psicoterapia similar à que é aplicada no período interencarnações, claro que dentro das nossas limitações. Lá é aplicada pelo Guia Espiritual da pessoa desencarnada, aqui o é por nós, seres tão ou mais imperfeitos do que nossos pacientes... A finalidade é, durante a jornada terrestre, descobrirmos em que aspectos estamos errando. Por que deixarmos para depois a correção, ou a intenção de correção, se a podemos iniciar, ou incrementar, já? A correção da visão feita aqui poupa tempo e sofrimentos inúteis! A correção da visão lá, leva o problema para a próxima "vida". A Psicoterapia Reencarnacionista, bem aplicada, com consciência e responsabilidade, pode ajudar as pessoas a evoluírem bem mais rápido do que estão evoluindo, pela possibilidade de libertarem-se das ilusões terrenas, aprendendo a lidar com as armadilhas e compreendendo com mais clareza as suas questões kármicas, vistas como injustas ou cruéis, mas necessárias para a própria evolução e portanto benéficas do ponto de vista da Essência.

O que não for obtido durante uma encarnação será tentado novamente na próxima, após um trabalho de conscientização no período interencarnações, mas não esqueçamos que reencarnaremos exatamente no mesmo nível em nossos corpos mental e emocional, ou seja, com as mesmas tendências e a mesma necessidade de passarmos por situações “negativas” que as façam aflorar, para serem trabalhadas e melhoradas. E assim vamos indo, encarnação após encarnação, até que nos purifiquemos, até que eliminemos as nossas inferioridades, até que estejamos aptos a prosseguir nossa evolução no Plano Astral. E mais tarde no Plano Mental, no Causal, e assim por diante, rumo ao núcleo do Universo, à Origem.
Uma Reencarnação é um dia de aula em uma escola que chamamos erroneamente de "vida" e estamos aqui para estudar e aprender. As armadilhas nos distraem e nos prendem. Devemos conhecer a nossa estrutura energética e dos diversos Planos evolutivos, devemos estudar, pesquisar, e estarmos atentos ao que devemos curar em nós. Não devemos culpar nada e ninguém, pelo contrário, devemos agradecer a qualquer pessoa ou situação que nos possibilite perceber que ainda não estamos curados, que ainda não somos perfeitos. Não devemos esquecer que somos uma Consciência em aprimoramento e que estamos encarnados como um personagem que irá passando por experiências e vivências baseadas no que precisa curar, e o resultado disso dependerá basicamente do grau de correção da nossa visão durante essa permanência terrena.

Então, evolução espiritual tem a ver com a melhoria da nossa miopia espiritual e os óculos são o discernimento, o conhecimento e a limpeza dos nossos sentimentos. Precisamos todos de mais coração e menos mente, mais afeto, menos intelectualismo, mais carinho, menos correria, mais natureza, menos TV, mais paisagem, menos computador, mais música para o Espírito, menos para as pernas, mais lealdade, menos interesse, mais contato físico, menos chats, mais olho no olho, menos digitação. Ou então, estou ficando velho...



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 247


clubestum Mauro Kwitko é médico auto-licenciado do Conselho de Medicina para poder dedicar-se livremente ao seu trabalho como psicoterapeuta reencarnacionista. Em 1996, começou a elaborar e divulgar a Psicoterapia Reencarnacionista. É fundador e presidente da ABPR. Ministra Cursos de Formação em Psicoterapia Reencarnacionista e Regressão Terapêutica há muitos anos, tendo formado centenas de psicoterapeutas reencarnacionistas.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa