O Significado dos Sonhos
Autor Osvaldo Shimoda
Assunto Vidas PassadasAtualizado em 30/04/2004 12:16:14
“A vida é sonho. A vida não
é experiência. Nosso intelecto
só existe pela ação da vontade
que age no sonho e na intuição”.
- Schopenhauer.
Falar sobre os sonhos, não é uma tarefa das mais fáceis, pois o tema é bastante amplo. Vários livros foram escritos sobre o tema e, dentre os autores, Freud e Jung são os mais conhecidos. Apesar do assunto ter sido amplamente pesquisado pelos estudiosos e mesmo com o avanço da moderna neurociência, o mecanismo do funcionamento e do significado do sono e dos sonhos em sua amplitude, ainda é uma incógnita, um mistério a ser desvendado.
Neste aspecto, cito os principais significados dos sonhos:
a) Sonho Freudiano: É a análise clássica dos sonhos, a mais conhecida e talvez a mais comumente aceita pelas pessoas no mundo ocidental. É a interpretação freudiana dos sonhos feita pelos psicanalistas. Freud, o pai da psicanálise, dizia que quando dormimos, entramos no mundo onírico, tão real quanto o nosso mundo físico.
Uma realidade diferente mas real do ponto de vista da psique humana. Ele dizia que os sonhos são energias da psique transformadas em imagens, em símbolos. Nos sonhos manifestamos os nossos desejos ocultos. Portanto, entramos em contato com energias que desconhecemos no nível da consciência. Se você é uma pessoa muito reprimida, que costuma negar os seus sentimentos como a raiva, por exemplo, nos sonhos você vai expressar essa emoção, matando por exemplo, uma determinada pessoa;
b) Sonho Junguiano: Segundo C.G.Jung, a linguagem do inconsciente se processa através dos mitos que existiram em todas as civilizações humanas. É, portanto, universal.
Desta forma, o fato de conhecer o I Ching, o Tarô, a alquimia e a astrologia, entre outros, ajuda na compreensão dos sonhos;
c) Sonhos recorrentes (repetitivos): São sonhos que se repetem constantemente. Muitas vezes eles nos perseguem desde a infância. É sempre o mesmo sonho. Esses sonhos repetitivos podem ser recordações de Vidas Passadas; o Dr. Morris Netherton, Ph.D em Psicologia, criador da TVP (Terapia de Vidas Passadas), elaborou essa técnica durante seu processo terapêutico, quando procurou sua terapeuta para tratar-se de um problema alérgico de fundo emocional. Numa das sessões de psicoterapia, ele comentou que sonhava freqüentemente desde criança com um navio que afundava. Ao trabalhar o conteúdo desse sonho com sua terapeuta, Netherton regrediu espontaneamente e revivenciou fortemente sua morte por afogamento em um naufrágio numa vida passada. Lembrou também o seu nome dessa vida passada bem como o nome do navio. Surpreso e atônito, perguntou à sua terapeuta qual era o significado daquela experiência tão intensa que lhe pareceu tão real. Ela deu uma interpretação psicanalítica que não o convenceu. Não podia ser uma fantasia, pois lhe fora muito real. Para tirar sua dúvida, foi visitar um museu da marinha norte-americana onde estavam os registros sobre os principais naufrágios de barcos dos EUA.
Ao encontrar o nome do navio, procurou pela lista dos passageiros. Surpreso, verificou que o nome que tinha sido lembrado na sessão de terapia, constava entre os passageiros mortos daquele naufrágio. Deduziu que o seu caso não deveria ser o único.
Resolveu então estudar o assunto e constatou que os seu pacientes recordavam também de experiências de vidas passadas e assim desenvolveu a TVP (Terapia de Vidas Passadas) em 1967. Portanto, em muitos casos, os mesmos pesadelos ou sonhos inquietantes que se repetem, podem ter raízes em alguma experiência infeliz de vidas passadas.
d) Sonhos Premonitórios: Muitos dos grandes líderes do mundo receberam informações de seu futuro através de um sonho. Tanto Abraham Lincoln como John Kennedy receberam avisos sobre suas mortes.
No livro A Fonte Interior, a autora Kathleen Vande Kieft escreveu: “Poucos dias antes do seu assassínio, Lincoln teve um sonho onde se viu andando pelos corredores da Casa Branca. Um som de choro e lamentos fez o presidente se aproximar de um grupo que cercava um cadáver num ataúde. Quando perguntou quem havia morrido, lhe disseram: O presidente. Foi assassinado”.
Algo parecido aconteceu com John Kennedy na manhã de 22 de novembro de 1963. Ele estava em seu quarto de hotel quando subitamente levou a mão à cabeça, e imitando uma arma, “puxou o gatilho”.
Um dos integrantes da banda “Mamonas Assassinas”, confidenciou a um amigo (gravado em vídeo) no dia anterior de sua morte naquele trágico acidente aéreo, que tinha sonhado que o avião em que estava, havia caído;
e) Sonhos Canalizados (Orientações Espirituais): Nesses sonhos, os mestres, os guias, o eu superior (alma) nos orientam. É nesses sonhos também que os nossos entes queridos que partiram desse mundo terreno, se comunicam, dando recados. Na manhã seguinte, a gente acorda com a nítida sensação de ter tido uma experiência muito vívida a ponto de, muitas vezes, acordarmos emocionados. Por outro lado, é através dos sonhos que os desafetos de nossas vidas passadas também se comunicam querendo nos agredir e nos prejudicar.
É nesses sonhos também que o nosso espírito escapa para o mundo espiritual e se dedica a determinadas atividades.
O espírito está ligado ao nosso corpo físico através de um fio espiritual (cordão de prata). A saída fora do corpo ocorre também, em muitos casos, quando estamos quase dormindo (estado alfa). É comum nessas circunstâncias uma pessoa perceber que está fora de seu corpo físico, flutuando acima, e voltar rapidamente ao seu corpo por conta do medo de achar que não vai conseguir voltar mais. Na realidade, esse fio só se rompe definitivamente quando chega a hora de partirmos dessa vida.








in memoriam