Menu

25 PASSOS PARA A MUDANÇA

25 PASSOS PARA A MUDANÇA
Facebook   E-mail   Whatsapp

1- Cada um faz seu caminho:
Muitas pessoas vão querer tomar decisões por você, aconselhá-lo, mostrar soluções para seus problemas, mas, ninguém irá lhe ajudar a transpor obstáculos ou a resolver tais problemas.

2- Você:
Nem todos se tornam o que querem e acham-se no direito de impedir que os outros também mudem. Os que mudaram, não o consultaram para saber sua opinião. Pense em você.

3- Presente:
Não viva fazendo planos para o futuro. Pensar no próximo minuto é pensar no futuro. Não faça, nem gaste tudo que tem agora, nem guarde tudo para "depois". A vida está acontecendo.

4- Ame:
Ame a mudança que você escolheu. Ame as pessoas que o apoiam. Ame ainda mais aquelas que não. Ame tudo o que seu olho vê e tudo que o que ele não vê.

5- Felicidade:
Não pense que você é a única pessoa infeliz no mundo. Não procure a felicidade nas coisas ou nos outros. Ela não está escondida, mas você só pode tê-la se permitir-se.

6- Avalie:
Por qu você quer mudar? Essa mudança trará mais benefícios que malefícios?
Mais alguém vai se beneficiar com ela, ou só você? É pensando em sua felicidade ou na infelicidade dos outros?

7- Pare:
Não pare no tempo, nem prenda-se ao passado. Use-o como exemplo para suas próximas ações. Pare para se auto-avaliar, não avalie os outros. Embora ninguém possa voltar atrás fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

8- Óbvio:
É óbvio que você vai cair, é ainda mais óbvio que vai se machucar. Você vai chorar, talvez vai pensar em suicídio, vai odiar todo mundo. Deite-se ouvindo uma boa música, em menos de dois minutos vai rir disso e vai se achar um imbecil.

9- Amigos:
Os piores amigos são os que aplaudem sempre. Os melhores são os que o louvam em público e o corrigem em particular. Você vai ter um milhão de falsos amigos e dois ou três verdadeiros. Não culpe os falsos, ainda não entenderam o sentido da vida, ou já sofreram por alguma razão com outros falsos amigos.

10- Vida:
A vida é feita de momentos, mas certos momentos não podem fazer uma vida.
Ame, dance, não tenha vergonha, cante, chore muito, ria ainda mais, pule, grite, pare de respirar por alguns segundos e retorne em seguida. Lembre-se:
Se você está vivo, é porquê não terminou sua missão na Terra.

11- Tempo:
Mude, mas comece devagar, porque mais importante que a velocidade, é a direção. Esperar demais às vezes irrita, mas talvez isso seja um teste de paciência, de fidelidade, pois, diante de certas situações, conseguimos ficar firmes em Deus.

12- Regras:
Tudo tem regras, inclusive sua mudança. As pessoas irão lhe impor novas regras, você irá se impor. Tente compreender as regras dos outros, não espere que entendam as suas.

13- Luta:
Cansou? Não dá mais? Os poucos que restaram e que lhe querem mal parecem um
exército infinito, impossível de ser vencido? Durma uma boa noite de sono, ore por eles... Amanhã, comemore a vitória.

14- Autodestruição:
Não querem que você mude? Calma, não se autodestrua para chamar a atenção ou ferir os outros. Qualquer espécie de drogas afeta muito mais você do que eles. Ame-se! Ninguém o fará por você. Cuide-se!

15- Discernimento:
Distinguir o bem do mal, ou, o que é bom do que é mau. Difícil? Necessário!
Deus...

16- Respire:
Junte forças para vencer obstáculos, inteligência para contorná-los, cautela
para mudá-los, serenidade para aceitar o que não pode ser mudado.

17- Chore:
Chore muito. Chore quando alguém partir e quando alguém voltar. Chore quando
você perder e quando ganhar. Chore porque o mundo vai mal, porque algumas pessoas não amam, não dão valor à vida. Chore porque talvez hoje você não prolongou o sofrimento de alguém, ofertando-lhe um prato de comida.

18- Vire:
Olhe para trás, veja se sua subida rumo à mudança não é feita sobre os ombros dos outros. Você está pisando em alguém para chegar onde quer? Puxe para cima aqueles que estão caindo. Não tente chegar primeiro, tente passar todo mundo na sua frente, assim, quando chegar ao cume da montanha, verá que conseguiu mudar o mundo.

19- Acredite:
Acredite em você mesmo, acredite numa "inteligência cósmica que penetra tudo, coordena tudo, planeja tudo, autodenomina-se, autodefine-se e autoprograma-se"¹. Acredite na força do amor, acredite no amor da natureza.
Acredite que milagres acontecem. Acredite que o seu planeta precisa de ajuda. Ajude.

20- Perdoe:
Você erra, eu também. Perdoe os outros e a si mesmo. Não se condene, não se cobre demais, ninguém é perfeito. Sendo assim, o único homem que não erra é aquele que nunca faz nada.

21- Justiça:
Se um dia você descobrir o significado dessa palavra, me avise. Avise também ao resto do mundo. Mas tente descobrir o mais rápido possível, é que gostaria que pelo menos os meus netos a conhecesse.

22- Paz:
Impossível encontrá-la no mundo, se ela não começar dentro de nós, expandir-se para nosso lar, rua, bairro ... ... mundo.

23- DEUS

24- Caridade:

Ajude o próximo. Mas "antes de ensinar às pessoas a salvarem sua alma, é preciso permitir-lhes viver em condições tais que possa saber que têm uma"².

25- Ok:
Levante-se, respire fundo. Você consegue mudar? Claro! Você já mudou, só não se deu conta disse ainda. Só não cobre a mudança dos outros, nem todos caminham no mesmo ritmo.

¹fragmento de uma mensagem dos Tripulantes de uma espaçonave.
²São Vicente de Paula.


Ivan Leão
[email protected]


Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa