95% de todo o tempo

95% de todo o tempo
Facebook   E-mail   Whatsapp

Um estudo publicado pela Social Sciences (MDPI) revela algo que deveria nos ser dito no instante em que nossos filhos nascem: quando completarem 18 anos, terão passado conosco 95% de todo o tempo que passarão ao nosso lado. em toda a sua vida.

Se soubéssemos disso antes, talvez olhássemos diferente para as noites maldormidas, para o cansaço acumulado, para as birras, para as fraldas, para os mesmos desenhos repetidos mil vezes, para as festas infantis que esgotam, para a rotina que sufoca - e para os olhos que crescem rápido demais. Talvez a gente aprendesse a não apressar o tempo. A não querer que cresçam logo. A entender que a infância é um sopro - e que, na verdade, eles nunca foram nossos. São apenas emprestados pela vida. Carpe diem.

Hoje, meu bebê completa 18 anos. E, com ele, chega também a minha virada: agora sou oficialmente mãe de dois adultos. Aqueles 95% se tornaram minha realidade - e tudo o que me resta é extrair suco dos 5% que vêm pela frente. Meu plano? Que nossa casa continue sendo um lugar onde ele sempre queira voltar. Onde se sinta inteiro. Rico. Amado.
E sim, estou chorando. Um pouco de tristeza, claro. Mas muito mais de gratidão. Porque tive a honra de participar da formação de alguém que sabe se posicionar, que aprende, que sente, que questiona, que confronta o que é injusto, que se diverte sem perder o foco, que coloca limites, que se conecta com o mundo e com as pessoas, que se comunica, que ama - e que tem empatia de verdade. Que acompanha quando precisa, e se retira quando necessário.
Que espetáculo é ter sido mãe dele.

E, antes que eu termine, preciso deixar um recado aos pais que ainda estão no meio da travessia:
Sim, vale a pena manter os limites.
Sim, é possível dizer "não" com amor.
Sim, você pode sustentar princípios sem medo de perder o afeto. Testado e aprovado - hoje, pela segunda vez.

Se isso puder servir de alento na sua caminhada, que sirva.
Porque o tempo voa. E um dia. eles partem. Que ao menos partam sabendo para onde sempre poderão voltar.

I>Publicação de Tiago Henrique Bona
Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:





As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     x     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home