Menu

A ÁRVORE MIRRADA

A ÁRVORE MIRRADA
Facebook   E-mail   Whatsapp

Havia uma árvore que vivia reclamando pelo fato dela não conseguir realizar o propósito de sua vida, que era produzir frutos para alimentar os pássaros e outros animais do bosque onde ela vivia. Ela sempre maldizia a parte do terreno onde ela estava plantada que era muito infértil, cheio de areia e pedras. A árvore dizia para si mesma:

- "Eu sou assim raquítica por causa desse pedaço de terra imprestável onde eu estou plantada. Se eu estivesse naquele terreno que eu vejo lá longe onde está aquela árvore frondosa, conseguiria produzir os frutos que tanto desejo, mas eu estou aqui e não posso fazer nada senão lamentar a triste sorte que o destino traçou para mim".

E assim os anos foram se passando e a árvore mirrada diariamente se lamentava pela sua triste sina. Ela pensava que jamais conseguiria realizar o propósito de sua vida, porque não dependia dela o terreno ser infértil daquele jeito, então tinha que se conformar com essa realidade, ser inútil para o resto de sua vida. Ela vivia dizendo o quanto invejava a árvore frondosa, querendo ser como esta.

Um dia ela conseguiu conversar com a árvore frondosa. Contou sobre o seu desejo e o quanto ela a invejava por vê-la assim cheia de flores e frutos, com os pássaros a pousar em seus galhos para se alimentarem contentes, retribuindo a sua dádiva com os seus cantos majestosos.

A árvore frondosa ouviu as suas queixas e, após a outra terminar, pediu-lhe para contar a sua história:

- "Você sabia que eu era assim como você, muito mirrada com a raiz plantada num terreno pedregoso, infértil. Também vivia me lamentando por não poder produzir os frutos saborosos que desejava".

- "Num belo dia apareceu por aqui um sábio que, ouvindo telepaticamente as minhas lamentações, se aproximou de mim e perguntou: Você deseja florescer e produzir frutos? Eu prontamente respondi: é claro que sim".

- "Então ele me falou algo com profunda sabedoria que eu jamais esqueci. As suas raízes representam o seu passado. Se elas estão num terreno infértil é porque nele as suas atitudes foram improdutivas, resultando na infertilidade que você percebe. O seu tronco, ramos e folhas representam o seu presente. As flores e os frutos serão o seu futuro, que depende do seu presente. Você só consegue viver o momento presente. Continuar a reclamar que você não produz as flores e frutos(futuro) que deseja por causa do solo infértil(passado) onde está plantada, só denota um atitude de imaturidade, de rebeldia frente a vida que não a levará a lugar algum.
O que você pode fazer é se tornar responsável por sua felicidade, rogando ao Senhor da Vida que a auxilie produzir muitas e muitas folhas(presente), para que essas folhas ao caírem no solo infértil adubem-no com o seu húmus, como acontece na floresta amazônica, cujo solo infértil é adubado pelas próprias folhas das árvores.
Com toda a certeza o amor pela vida vai lhe ajudar a produzir as folhas necessárias para que você se torne uma árvore frondosa, capaz de florescer lindamente e constituir frutos deliciosos para alimentar os seres humanos, pássaros e outros animais e que se acercarem de você".

- "E assim eu passei a fazer. Parei de reclamar da vida e, numa atitude de maior maturidade, consciente que somente eu poderia mudar o meu destino, todos os dias rogava ao Senhor da Vida para me auxiliar a produzir as folhas necessárias para adubar o solo onde estava plantada.
Inicialmente foram nascendo brotos tenros e frágeis com poucas folhas, mas bastante verdes e viçosas. Estes brotos me ajudavam a ter mais forças para continuar nessa atitude de amor pela vida, de construção do meu propósito de vida.
Com o tempo os brotos tenros foram se transformando em galhos fortes e agora estou como você me vê robusta, frondosa. Agora não pense que foi fácil chegar até aqui. Algumas vezes pensava em desistir, achando que jamais conseguiria produzir folhas suficientes, mas logo recobrava o ânimo, pois pensava no meu propósito de vida, de que adianta uma árvore sem flores e frutos. Ganhava com estas reflexões forças para continuar. Foram anos de dedicação, de esforço para poder ser como sou hoje. Graças à perseverança e a atitude de responsabilidade por minha vida que passei a ter, consegui vencer todas as dificuldades".

- Agradeço diariamente ao sábio pelas suas orientações, que me despertaram para a realidade da vida, fazendo-me perceber que a nossa felicidade somos nós mesmos que conquistamos, não com lamentações, mas a custa de muito esforço e dedicação. Faça o mesmo e você conseguirá realizar o propósito de sua vida".

Alírio de Cerqueira Filho

https://www.plenitudeonline.com.br/noticias/news/index_noticias.php?id=2

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa