Menu

A escala dos Planetas

Facebook   E-mail   Whatsapp

Um planeta é um corpo celeste de grandes dimensões que gira numa órbita em torno de uma estrela. Não há limites bem definidos sobre o tamanho ou a massa mínima e máxima que determinam se um corpo é um planeta, mas, de modo geral, é aceitável estabelecer um intervalo entre 2.000 km e 200.000 km de diâmetro ou massa entre 0,002 e 2000 vezes a massa da Terra. Praticamente todos os planetas solares e exosolares se incluem nestes limites, e não há como extender estas margens muito além, porque acabariam incluindo grandes asteróides e objetos de Kuiper, na extremidade pequena, e anãs-marrons na extremidade grande.

Tradicionalmente eram conhecidos apenas os planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, além da Terra, que, como não poderia deixar de ser, não era considerada como tal na teoria geocêntrica.

O uso do telescópio permitiu a descoberta de Urano, Netuno e Plutão; hoje se considera que o Sistema Solar se compõe destes nove planetas, muitos dos quais com satélites naturais, além de milhares de asteróide e cometas. No ano de 2003 houve uma controvérsia sobre Plutão ser ou não ser um planeta. A alternativa postulada é que ele faça parte do cinturão de Kuiper. A controvérsia foi iniciada pela descoberta de um corpo celeste denominado 2003 UB313, que se situa além da órbita de Netuno e tem, possivelmente, dimensões superiores às de Plutão, podendo assim se tornar o 10º planeta do sistema solar.




terra, vênus, marte, mercúrio e plutão


júpiter, saturno, urano, netuno, terra e plutão


sol, júpiter terra plutão


sol, sirius, pollux, arcturus


betelgeuse, antares, sol, sirius, pollux, rigel e aldebaran.

Fonte Wikipedia

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa