Menu

A História de Sadako

A História de Sadako
Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando lançaram a bomba em Hiroshima, Sadako Sasaki estava para completar 18 anos. Aparentemente ilesa, escapou com a mãe e o irmão mais velho. Na fuga foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia. Até a idade dos doze anos, aparentava estar normal, uma menina saudável.

Estudava e brincava como outras, e uma das coisas que mais gostava era correr. Destacava-se nas corridas do colégio, quando der repente começou a sentir tonturas. Não disse a ninguém, achou que poderia ser um desgaste provocado pelo exercício.

Certa manhã, ela sentiu-se tão mal que caiu e ficou estendida no chão. Levaram-na para um hospital da cruz vermelha. Sadako estava com leucemia, câncer no sangue, agora chamado de "doença da bomba atômica".

Outras crianças de Hiroshima começaram a apresentar os mesmos sintomas decorrentes da radiação recebida pela descarga da bomba. Quase todos morriam e Sadako ficou assustada, pois não queria morrer.

Quando Sadako estava no hospital, uma amiga trouxe-lhe alguns papéis e dobrou uma garça (tsuru). Disse-lhe que este pássaro é sagrado no Japão, vive mil anos e tem o poder de conceder desejos.

Se uma pessoa dobrar mil tsuru (senbazuru) e fizer um pedido a cada um deles, seu pedido será atendido. Sadako começou então a dobrar tsuru e pedir para sarar, porém sua enfermidade se agravava a cada dia.

Sadako então desejou pedir para a paz mundial e disse: "eu escreverei paz em suas asas e você voará pelo mundo inteiro".

Sadako dobrou 964 tsuru até 25/10/1955, quando morreu. Seus amigos dobraram os tsuru restantes a tempo para seu enterro. Mas eles queriam mais, desejaram pedir por todas as crianças que estavam morrendo em conseqüência da explosão da bomba atômica.

Então formaram um clube pela paz e começaram a pedir recursos para um monumento. Estudantes de mais de 3.100 escolas no Japão e de 9 outros países contribuíram, e em 5 de maio de 1958 o monumento da paz das crianças foi inaugurado no parque da paz de Hiroshima.

Todos os anos pessoas do mundo inteiro enviam tsuru de origami para o parque. As crianças desejam espalhar a mensagem esculpida à base do monumento de Sadako:

Este é nosso grito
Esta é nossa oração:
paz no mundo!

"Sadako onde você estiver, saiba que sua mensagem está sendo conhecida no mundo todo. Esperamos que seja também cumprida".


Fonte Desconhecida
Recebido de Soraya Souza

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa