Menu

A INVEJA DESTRÓI

A INVEJA DESTRÓI
Facebook   E-mail   Whatsapp

Uma das grandes causas de infelicidade na vida das pessoas é o sentimento de inveja, embora a grande maioria delas não reconheça em si mesmas tal atitude mental.

A inveja é um dos sentimentos mais destrutivos, tanto na nossa vida pessoal, quanto profissional. É uma sensação interior que se manifesta sob a forma de frustração, de tristeza, de ressentimento e de intolerância, quando você se sente inferior em relação aos outros. A inveja é, na verdade, uma manifestação de auto-rejeiçao, por não ser como os outros são.

As pessoas sentem inveja quando são incapazes de ver a luz, a alegria e o brilho das outras pessoas. O invejoso sempre culpa os outros pelos seus fracassos. Sua auto-estima é deficiente e a sua autoconfiança precisa ser desenvolvida.

De posse dessa emoção devastadora – a inveja – a pessoa torna-se arrogante, amarga e egoísta, afastando de si mesma qualquer possibilidade de encontrar a paz.

O mecanismo desencadeador da inveja é a comparação. Porém, em todos os momentos de nossos dias, estamos vivenciando o processo comparativo. O nosso viver é feito de comparações, quer queiramos ou não. Sempre há um modelo, um padrão a seguirmos, que nos serve de base para comparação. Daí a dificuldade que as pessoas têm de reconhecer onde termina a sua admiração e onde começa a sua inveja. Quando elas se comparam com os outros com a intenção de aprender para crescer, estão desenvolvendo em si mesmas o sentimento de admiração, dissociado da inveja.

O meio mais eficaz para combater a sua própria inveja e manter a sua saúde emocional é aprender a usar o processo comparativo a seu favor. Utilizando a estrada do autoconhecimento, que você possa trilhar o caminho da autocomparação, ou seja, compare a sua própria vida atual, os seus sentimentos e atitudes presentes, com os seus comportamentos do passado. Com isso, você concluirá se está evoluindo ou se está perdendo o seu tempo, nesta vida tão cheia de aprendizado.

Você vive neste mundo para ser cada vez melhor e bem-sucedido, não em comparação aos outros, e sim, em comparação a você mesmo. Quando você volta os olhos para o seu interior, fica mais fácil enfrentar a realidade, onde, naturalmente, sempre encontrará pessoas mais adiantadas do que você, em todos os aspectos - sociais, físicos, psicológicos, financeiros, morais e espirituais.
Agradeça, todos os dias, pelo que você já é e pelo que você tem. Com as técnicas da autocomparação e da gratidão, você fortalecerá a sua individualidade, passando a ser o seu próprio ponto de apoio, aumentando, assim, a satisfação de viver.

Eliana Barbosa
www.elianabarbosa.com.br/

Aproveite e leia: Vencendo as Emoções Negativas...


Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa