Menu

A LINGUAGEM DAS FLORES

A LINGUAGEM DAS FLORES
Facebook   E-mail   Whatsapp

Conta-se que um inglês, em visita à Turquia no século XVIII, teria feito a seguinte afirmação:
Aqui pode-se brigar, censurar, mandar cartas de paixão, amizade ou civilidade, ou mesmo notícias, sem nunca ter de sujar os dedos com tinta!".

O "código dos turcos" era o uso de flores para expressar sentimentos. Cada espécie tinha um significado e uma "carta" bem feita podia comunicar praticamente qualquer combinação de sentimentos.

Esse curioso costume teria logo chegado à França, onde "inventou-se" uma linguagem composta inteiramente de símbolos florais. Publicada em 1819, como Le Langage des Fleurs, tornou-se uma das referências favoritas. A nova linguagem das flores atraiu os poetas românticos na Inglaterra. "Doces flores sozinhas podem dizer o que a paixão tem medo de revelar", disse o poeta Thomas Hood (1799-1845) no poema "A Linguagem das Flores".

Na era vitoriana, a linguagem tornou-se mais complexa. As flores não só significavam diferentes sentimentos, mas a maneira como eram oferecidas e aceitas podia significar alguma coisa. Uma simples rosa vermelha aberta era sinal de admiração pela beleza feminina. Contudo, oferecer um botão com espinhos e folhas queria dizer: "Temo, porém com esperança". Se a destinatária respondesse recatadamente com o botão virado para baixo, o gesto queria dizer: "Não deves temer, nem ter esperança". Se a jovem pusesse a flor recebida nos cabelos, o gesto significava cautela, mas se a colocasse sobre o coração, significava que o amor era correspondido.

Eternos símbolos do amor, as rosas ganharam até uma "linguagem" própria:
Dizem que a cor das suas pétalas também levam mensagens. As vermelhas simbolizam as emoções apaixonadas, as cor-de-rosa estariam ligadas aos amores sublimes, as brancas ao amor puro e incondicional, mas as amarelas são misteriosas - uns dizem que simbolizam o ciúme, enquanto outros afirmam que estão ligadas aos amores afortunados. É interessante também que até a forma de arrumar as rosas nos vasos pode expressar sentimentos: uma única rosa num vaso demonstra elegância e intimidade; várias delas, formando arranjos grandes e compactos inspiram alegria e confraternização.

www.jardimdeflores.com.br/

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa