Menu

A PREOCUPAÇÃO, UM HÁBITO TERRÍVEL (3ª Parte)

A PREOCUPAÇÃO, UM HÁBITO TERRÍVEL (3ª Parte)
Facebook   E-mail   Whatsapp

Toda preocupação é um desconforto. Na verdade, a preocupação é uma dor! Poderíamos dizer que é uma dor psicológica. Por isso, é importante aprender a se libertar da preocupação. Podemos mesmo afirmar que “ser livre é livrar-se da preocupação”.

Mas a pergunta que fica é: como caminhar nessa direção? A primeira coisa que se deve saber é que não adianta discutir com a preocupação. Discutir com ela significa dar-lhe o alimento de sua focalização, de sua atenção. Não faça isso! Afaste-se da preocupação que o atormenta, colocando entre você e ela um espaço protetor.

Sem dúvida isso parece ser muito difícil, mas vamos refletir um pouco: a preocupação não nos ajuda a vencer e, o que é pior, na maioria das vezes é a causa da nossa derrota, a causa de perdermos aquilo que mais desejamos. Há até mesmo uma canção que diz: “Te perdi com medo de te perder”...

Assim sendo, retire sua atenção da preocupação que o está agredindo, relaxe um pouco! Se possível, tente rir um pouco, para que seu emocional fique mais leve, mais alegre. Procure saturar-se de impressões de beleza, olhando para uma paisagem bonita, uma foto encantadora, um quadro inspirador ou ouça uma música tocante. Use, enfim, estímulos que irão tonificá-lo emocional e mentalmente.

Depois disso, quando se sentir fortificado, retome o fato ─ que propositadamente não chamamos de problema ─ que originou aquela preocupação. Reexamine-o a partir da força e da confiança que você ganhou. Verá, então, que aparecerão soluções criativas, que antes você não imaginara.

A arte de reduzir o poder da preocupação é a arte de tornar-se mais feliz!

PAULO A. S. RAFUL
LAURO DE A. S. RAFUL

Leia também a 2ª Parte, clicando no link abaixo:

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa