Menu

A SAGA DE UM BUSCADOR DA VERDADE

Facebook   E-mail   Whatsapp

Uma reflexão sobre a visita de Jesus à casa de Zaqueu
(Lucas Capítulo XIX, Versículos 1 a 10)

Zaqueu era cobrador de impostos, uma criatura repudiada pela maioria do povo judeu. Decidiu “ver” e “confirmar” o que Jesus, o Mestre, ensinava. Como era de estatura baixa, decidiu subir num sicômoro (uma espécie de figueira).

Vendo (espiritualmente) seu interesse, Jesus conversa com ele e aceita o convite para ir à sua casa. Essa atitude do Mestre causa uma grande felicidade em Zaqueu. Ele desce e vai se preparar para receber a visita do iluminado nazareno. Terminada a visita, Jesus afirma: Hoje a salvação entrou nesta casa, ou seja: HOJE VOCÊ, ZAQUEU ESTÁ NO COMANDO DO SEU DESTINO (desatou os nós). LIBERTOU-SE.

Vamos observar agora todo o processo dessa conversão, desde o momento que Zaqueu se dispõe a procurar Jesus até as decisões que toma, após a visita do Mestre.

correu: (à frente da turba), teve pressa, antecipou o tempo, não aguardou as provas e nem ficou “sofrendo” expiações e tampouco permaneceu se debatendo em dúvidas. Sua decisão de ir ao encontro da Verdade (Jesus), nos faz lembrar o refrão de uma música famosa: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

subiu: (na árvore, para eliminar o efeito da sua pequena estatura). Subir é uma ação que exige esforço e determinação. Ele saiu de onde estava, ou seja, embaixo – terra – instintos e transitou para a dimensão espiritual, para poder atingir suas metas.

viu: (Jesus, a Verdade) Teve olhos de ver e antenou-se, criou uma situação para sintonizar a emissora do Alto que transmitia um recado importante. Utilizou-se da capacidade dos buscadores, que em todos os tempos procuram descobrir caminhos.

desceu: Voltou ao nível Terra, para reintegrar-se com sua existência, e logo em seguida decide descristalizar idéias (eliminar idéias fixas), desfazer crenças, estabelecer novos projetos e realizar atitudes diferentes, sem exonerar-se da família, do mundo.

doou: (metade dos bens). O ato de doar significa que ele vai dividir as posses, para “estar” na Terra, realizando seus compromissos e ao mesmo tempo buscar o reino dos Céus. Ele agora sabe que o reino de Deus – seu tesouro - está onde estiver o seu coração. Este ato de doar não significa realizar assistencialismo, atividades comunitárias, compromissos religiosos. Zaqueu deu de si. Esta atitude antagoniza o orgulho, a vaidade, o medo. Para esta nova caminhada, desfaz-se de bagagens, só fica com o necessário.

indenizou: Esta última e significativa ação de Zaqueu representa que ele vai em busca da re/posição, para perdoar e pedir perdão (dar-se a todos indistintamente).

Este texto foi elaborado a partir de pesquisa realizada em apostila do Prof. Torres Pastorinho, a quem dirijo pensamentos de paz e gratidão pelos ensinamentos que ele deixou, quando esteve aqui na Terra.

WILSON FRANCISCO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa