Menu

A SEDE DA ALMA

A SEDE DA ALMA
Facebook   E-mail   Whatsapp

A curiosidade é nossa melhor qualidade para sobrepujarmos o acovardamento e a palalisia que o medo nos provoca.

Um fenômeno comum a quase todos nós é o medo do que nos é estranho. Isto nos leva à tendência a temer - e a partir deste temor, a odiar - o que é diferente e desconhecido. Tudo indica que o ódio é sempre fruto do medo, porque as coisas temidas nos despertam o desejo de nos livrar delas, chegando, quando o julgamos necessário, até a aniquilá-la. O ódio, além de mobilizar nossa violência, é fonte de preconceitos e de intolerâncias. As coisas desconhecidas geram receio porque temos tendência em transferir para elas tudo o que nos assusta, começando pelos fantasmas infantis que continuam a povoar nossa alma mesmo depois de nos tornarmos adultos.

Só conseguimos nos livrar deste tipo de medo e de suas conseqüências nefastas quando nos conscientizarmos de sua origem e trabalharmos no sentido de desmistificá-lo e de substituí-lo pela curiosidade sadia.

A curiosidade é uma reação instintiva característica que estimula em nós o desejo de conhecer e de aprender.

É uma importante qualidade para todos nós e foi fundamental na construção da civilização, dando origem à ciência e possibilitando à tecnologia seu fenomenal desenvolvimento. É ela que nos leva a superar o medo do desconhecido e nos impele a nos aproximar de tudo que nos é estranho para saciarmos o desejo de conhecer. A curiosidade é nossa melhor qualidade para sobrepujarmos o acovardamento e a paralisia que o medo nos provoca. Como disse o pensador inglês Samuel Johnson: "Curiosidade é a sede da Alma".

Luiz Alberto Py

Aproveite e leia: Descoberta do Novo....

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa