Menu

A SINFONIA DA VIDA

A SINFONIA DA VIDA
Facebook   E-mail   Whatsapp

Distanciando-nos um pouco de alguma coisa ou situação podemos percebê-la de modo mais correto. Assim, quando vivemos problemas difíceis de serem resolvidos, o melhor a fazer é darmos um espaço entre nós e eles e tentarmos relaxar, meditar com cuidado, antes de agir. Com precipitação e muito esforço podemos piorar ainda mais tudo.

A própria vida tem uma maneira própria de conduzir os acontecimentos que é muito mais verdadeira. É preciso confiar nisto e ir sempre entregando as situações a esta Ordem Cósmica, ficando atentos aos sinais que nos orientam o que fazer em seguida. Importante seguir o curso da corretenza, nadando a favor, sabendo que qualquer riacho, mesmo aparentemente sem qualquer importância, corre sempre para o grande mar. Cada vida tem um processo, cada uma com o seu ritmo e não devemos comparar pessoas e suas estórias. Nada deixa de ser permitido pelo Pai e procurando o lado positivo de cada acontecimento sempre o encontraremos.

Muitas vezes passamos períodos na vida de grande desespero, quando parecemos cercados de sombras que nos impedem de visualizar uma saída. São momentos que devemos aceitar e então nos conservar em quase total imobilidade, orando, confiando e esperando que a luz volte a brilhar, o que certamente acontecerá. O que sucede quando saímos à noite, num local escuro e sem uma lanterna? Tropeçamos, nos ferimos, podemos causar um acidente sério. Se esperássemos a chegada do sol, quando tudo ficaria claro, nada disso aconteceria.

Momentos de espera não são tempo desperdiçado. Muitas vezes, quando não agimos, pensamos, relaxamos e compreendemos, passos importantes para que tomemos as decisões certas, logo adiante. Nas músicas existem as pausas, os trechos mais vibrantes, os mais lentos. O ritmo também varia, ao longo de uma sinfonia. As nossas vidas têm um tom, nuances, acordes mais ou menos graves e pausas. Aceitando a ordem cósmica, acreditando nela, vivemos em paz e em conformidade com a verdade, sem lutar contra esta harmonia reinante.

A natureza não se rebela, mas se adequa às mudanças. As árvores procuram se movimentar, docemente, ao sabor do vento. Os animais sabem o que fazer quando as intempéries chegam. Nós, seres humanos, à medida que vamos perdendo este contato com o natural, passamos a nos desequilibrar e a nos sentir estranhos ao ambiente em que vivemos, como se pertencêssemos a um outro planeta… Tudo poderia ser tão mais simples e harmonioso!

Escutar, saber ouvir, é sinal de maturidade. Não apenas ouvir as pessoas que nos falam, mas a própria vida que nos sinaliza a todo instante, de inúmeras maneiras diferentes. É preciso aprender a se calar, pois todos fazem sempre tanto barulho!... Quem ainda ouve os pássaros que acordam cantando, a louvar a vida? O vento que vive limpando a atmosfera? O cadente vai-e-vem das ondas que se quebram numa praia? Enfim, por que não nos treinarmos para ouvir a música da vida?

Nesta sinfonia da existência, que a gente emita os nossos sons, mas os mais afinados possíveis. Que a gente aprenda, para falar e que diga o que acredita, colocando verdade no que diz. Que esperemos os outros dizerem o que querem, aguardando o momento correto de emitir um som que acrescente e seja harmonioso. Que a nossa música não agrida, apenas, nem seja um atentado à harmonia do ambiente.

Cristina

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa