Menu

ADEUS À CULPA

ADEUS À CULPA
Facebook   E-mail   Whatsapp

LIÇÃO 3
EU NÃO ME FERIREI NOVAMENTE HOJE

Um conceito básico do sistema de pensamento do ego é a crença de que o mundo externo é a causa da nossa dor. É muito comum para muitos de nós acordar de manhã com o seguinte pensamento cheio de medo, "Que coisa terrível vai me acontecer hoje?". Nossos jornais, revistas e canais de televisão frequentemente nos bombardeiam com reportagens de eventos que somente reforçam o sentimento de que vivemos em um mundo extremamente inseguro e que estamos constantemente vulneráveis a qualquer forma de ataque. Como o sistema de pensamento do mundo torna impossível que simplesmente "deixemos ir e confiemos", muitos de nós sentem cedo ou tarde que estão fadados a experimentar a dor e o desespero. Nossa ego-mente - que é um outro nome para este sistema de crenças - têm feito com que as coisas fiquem muito complicadas. Seu slogan é, "Busque, mas nunca encontre o que você está procurando". Encorajando que vejamos apenas as falhas e que julguemos todo o tempo, o ego bloqueia nossa consciência para o verdadeiro amor que buscamos. Na verdade, amor e ataque não podem existir juntos, embora o ego têm nos feito acreditar que possam. Portanto, quando nós falhamos em encontrar a felicidade que procuramos, o ego nos convence que o nosso medo, culpa e infelicidade são causados por alguma condição ou pessoa externa. Olhando o mundo dessa maneira, nós iremos nos sentir feridos muitas vezes e não conseguiremos sentir a paz da mente de uma forma consistente. Se nós estamos nos libertando de um sistema de crenças que percebe o medo e a culpa como reais, nós precisamos ter a vontade e a determinação de ver as coisas de forma diferente.

O MUNDO DE DEUS
Em contraste com o mundo de amor de Deus, o sistema de pensamento do ego está claramente de cabeça para baixo. Para o mundo de Deus, o amor é a única realidade que existe, e é impossível para nós experimentar qualquer tipo de medo ou culpa. Quando nós estamos praticando a lei do amor, nós escolhemos deixar que cada pensamento ou ação sejam uma extensão do amor de Deus. Fazendo isto, nós tomamos a decisão de ver somente o amor e o que une, e não o erro e o que desune. E tomando esta decisão, nós escolhemos responder não julgando a qualquer coisa ou pessoa no nosso mundo externo.

MUDANÇA DE PERCEPÇÃO
Os momentos que eu sou mais feliz e cheio de paz são aqueles onde eu me lembro que a única coisa que é real na minha mente é a luz de Cristo, a luz de Deus. E quando eu esqueço isso e faço julgamentos à respeito de alguma coisa ou pessoa, eu me torno miserável. Eu me sinto atacado porque eu esqueço que a minha percepção de me sentir atacado têm origem na minha própria mente. Meus próprios pensamentos de ataque simplesmente atuam como bumerangues que voltam para me acertar. Existe uma oração de Um Curso em Milagres que eu sinto pessoalmente muito útil em meus esforços para ver as coisas de uma forma diferente:

Hoje eu deixo que a visão de Cristo considere todas as coisas por mim e não as julgue, mas ao invés disso dê a cada uma um milagre de amor.

Esta oração me lembra que tudo o que eu vejo é determinado pelos pensamentos que eu coloco na minha mente. Quando eu escolho ter somente pensamentos de Deus, o que existe é somente a extensão do amor - não existe projeção, não existe julgamento.

Eu não me ferirei novamente hoje
Eu reconheço no dia de hoje que os meus pensamentos de ataque ao outros estão realmente direcionados para mim mesmo. Quando eu acreditar que atacar os outros me traz alguma coisa que eu quero, eu me lembrarei de que eu sempre me ataco primeiro.

Passos para integrar a lição de hoje na nossa vida diária:
1. Reveja os seus relacionamentos e selecione um no qual você se sinta mais vulnerável à dor ou a mágoa. Agora reconheça que você pode machucar-se somente através de seus próprios pensamentos. Então diga a si mesmo, "Eu estou determinado a não me atacar novamente. (Nome), eu escolho viver somente o amor ao invés da dor no meu relacionamento com você hoje".
2. Abandone hoje, mesmo se somente por um momento, a crença de que alguém tem o poder de machucar você. Ao invés disso, diga para quem quer que você sinta que o ameace, "Eu o vejo junto a mim na luz do amor curativo de Deus".
3. Reafirme o seu desejo de ver somente o Eu Superior de cada um que você encontrar hoje. Imagine que você está usando um filtro de amor nos seus olhos e ouvidos. Esteja aberto para ver e ouvir somente as palavras e facetas do amor hoje.
4. Se você sentir que a sua paz da mente está sendo ameaçada em algum relacionamento hoje, diga para si mesmo, "Eu não usarei você (nome) para bloquear a minha consciência da presença divina em nós".
5. Pelo menos 3 vezes hoje, repita a seguinte afirmação: "Uma vez que eu estou envolvido e protegido pelo amor de Deus, eu escolho não me ferir novamente hoje".

"A ausência de culpa nega a existência do medo. Reconhecemos nossa segurança nisso".

Você pode aplicar um exercício por dia ou aplicar o mesmo exercício durante a semana toda. Para melhor aproveitamento, faça uma pequena meditação colocando a frase principal do exercício em evidência na parte da manhã (mínimo 5 min) e à noite, antes de dormir. Procure seguir as diretrizes de cada lição para que você tenha maiores benefícios.
Exercícios retirados do livro "Goodbye to Guilt", de Gerald G. Jampolsky, Bantam Books.

www.cca.org.br


Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa