auravide auravide

ADEUS À CULPA

Facebook   E-mail   Whatsapp

LIÇÃO 6
ATRAVÉS DA MINHA VISÃO CURADA EU SEI QUE A MORTE NÃO EXISTE
Eu acredito que o maior dos medos que experimentamos na terra - seja consciente ou inconscientemente - é o medo da morte. Enquanto nós persistirmos em acreditar que a nossa realidade é limitada no que percebemos através dos nossos sentidos, nós nos identificaremos com os sentidos da nossa personalidade e corpo. Como resultado, nós estaremos tentados a acreditar que o corpo e a vida são um e o mesmo, e quando o corpo morre, a vida se esvai.

IDENTIDADE VERDADEIRA
Visão curada significa que nós não nos identificamos mais limitados ao corpo físico, mas reconhecemos que a nossa identidade verdadeira não é física. Somos seres espirituais sustentados por um amor que nunca acaba e que nunca morre. Quando nós reconhecemos que a morte é somente uma ilusão, e aceitamos a verdade de que a vida e o amor são eternos, nossos relacionamentos são dramaticamente curados. Quando nós verdadeiramente tomamos conhecimento disso, a ilusão da separação é varrida e nos vemos unidos com a Mente Universal. Faça uma pausa por um momento. Imagine sua mente por um segundo e realmente acredite que a morte é somente uma ilusão e que o amor eterno é sua única realidade. Por somente um segundo, imagine que você está unido com todas as coisas vivas, com a vida e com Deus, para sempre. Experiencie a paz, a quietude, a tranquilidade, o amor sem limites envolvendo você.

LIBERANDO A CULPA
Agora, olhe para os seus relacionamentos e veja quão rapidamente os ressentimentos, mágoas e pensamentos de não perdão que você tinha há alguns minutos atrás desapareceram. Através da liberação do nosso medo da morte, nós somos capazes de abandonar a culpa e desse modo realmente curar os nossos relacionamentos. O nosso ego, que nós construímos, é o grande enganador. Por um lado, ele nos diz que o nosso corpo é a nossa única realidade, e portanto a morte é para ser temida. Por outro lado, ele esconde o nosso medo da morte de nós mesmos numa esperança mágica que a morte do corpo pode ser evitada.

O ENSINAMENTO SECRETO DO EGO
De todas as coisas que o nosso ego-mente tenta manter escondidas da nossa consciência, três itens estão no topo da lista:

1. Não há morte


2. Não há separação


3. Há somente o amor

O ego construiu uma aparente barreira impenetrável, e por trás dela essas verdades estão escondidas. Quando nós retreinamos as nossas mentes para aceitar a verdade dessas afirmações, nós perceberemos que todo sofrimento do passado foi um erro, e que nós podemos escolher nunca mais sofrer novamente. Para o ego se manter vivo, ele deve trabalhar constante e atentamente, para nos encorajar a acreditar que a nossa realidade é limitada aos nossos sentidos - essencialmente para o que nossos olhos e ouvidos nos dizem sobre o mundo. Ele nos faz acreditar que existe morte, separação, culpa, medo e ódio, e que o amor não é nossa realidade. O ego-mente está plenamente consciente que tão logo acreditemos - com convicção total - que não existe a morte, que não existe separação, e que existe somente o amor, ele será dissolvido.

EGO X DEUS
É possível que o tempo e a energia que nós gastamos tentando controlar e manipular os outros e predizer o futuro seja somente uma forma para tentar controlar e, portanto, negar o nosso medo da morte? É esta forma que o ego tem de brincar de Deus - sentindo que ele, ao invés de Deus, cria, direciona e controla o universo. Uma das lições básicas de Um Curso em Milagres diz que "nós nunca estamos transtornados pela razão que pensamos". Ele sugere que a base do medo que temos, independente da sua forma, é a culpa que experenciamos nos sentindo separados de Deus, e portanto, de cada um de nós. E é esta a culpa que nos leva a temer a punição de Deus em forma na forma da morte. O medo da morte é simplesmente uma invenção do nosso ego. Estando com medo de Deus, o ego quer que nós acreditemos que Deus é vingativo e, num determinado momento, nos punirá por nossas faltas. Como se isso não fosse ameaçador o suficiente, ele sugere que mais punição nós será imposta no inferno depois que nós morrermos. O sistema de pensamento do ego não é só dominado pelo medo e culpa, mas também preenchido com desesperança e desespero.

Através da minha visão curada eu sei que a morte não existe
A boa notícia hoje é a mesma de dois mil anos atrás. Com a visão curada, nós podemos saber que não existe a morte, que a vida nunca acaba, e que o amor de Deus e o nosso relacionamento com ele é a única realidade que existe.

Passos para integrar a lição de hoje na nossa vida diária

1. Imagine uma luz brilhante ao redor de todas as pessoas que você ver ou pensar à respeito hoje. Saiba que a luz que você vê é amor e representa a identidade verdadeira da pessoa. Imagine a luz brilhante ao seu redor e veja a sua luz e a luz da outra pessoa se juntar com uma. Saiba que a luz que você vê nunca se extinguirá e que ela é o reflexo do amor eterno da força criativa do universo.

2. Feche os seus olhos e pense em alguém que morreu. Permita a si mesmo sentir a presença do amor daquela pessoa no centro do seu coração. Reconheça que você está junto daquela pessoa para sempre uma vez que o amor somente une e nunca morre.

3. Lembre-se que sem o medo e a culpa você reconhece o amor como sua única realidade - e que através da sua visão curada não existe morte. Repita para você mesmo frequentemente no dia de hoje "Eu não sou um corpo; eu sou livre. Pois eu sou exatamente como Deus me criou".

4. Pelo menos uma vez hoje leia em voz alta o seguinte poema, mantendo em mente que a sua identidade verdadeira não é um corpo, mas o sim o amor.

"A paz é inevitável para aqueles que oferecem a paz".

Você pode aplicar um exercício por dia ou aplicar o mesmo exercício durante a semana toda. Para melhor aproveitamento, faça uma pequena meditação colocando a frase principal do exercício em evidência na parte da manhã (mínimo 5 min) e à noite, antes de dormir. Procure seguir as diretrizes de cada lição para que você tenha maiores benefícios.
Exercícios retirados do livro "Goodbye to Guilt", de Gerald G. Jampolsky, Bantam Books.

www.cca.org.br

Acesse a Lição 5...


Facebook   E-mail   Whatsapp




As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa