Menu

ADEUS À CULPA

ADEUS À CULPA
Facebook   E-mail   Whatsapp

LIÇÃO 12 - Parte 1
VOU RECEBER O QUE ESTOU DANDO AGORA
A lei do amor não conhece diferentes espécies ou graus de amor. Só reconhece um: o amor de Deus. O amor de Deus é total: não é limitado por tempo e ninguém está excluído dele. Só faz juntar, extender e expandir. A lei do amor nos ensina que dar e receber acontecem ao mesmo tempo, e que quanto mais damos, mais reforçamos a presença do amor em nossas vidas.

A LEI DO MUNDO
O princípio com o qual operamos, porém, é muito diferente. Diz-nos que se dermos aos outros, teremos menos. A lei do mundo parece ser, "Consiga o mais possível e segure tudo isso. E quando as coisas ficarem realmente difíceis, sempre pense primeiro em você mesmo".

Esse princípio de doação, que é baseado nas percepções de nosso ego, nos convence de que algumas pessoas são mais merecedoras de nosso amor do que outras, e de que podemos julgá-las pela forma como agem e pelo que nossos olhos e ouvidos nos dizem sobre elas. Realmente, o ego nos convence de que temos a obrigação de determinar quais as pessoas que é seguro que amemos e quais não são, baseado na forma com que agem, ou em como parecem ser. Isso nos faz acreditar que há formas diferentes de amor e de que somos nós que devemos decidir que tipo de amor é apropriado para nossos relacionamentos.

Num mundo que acredita num passado, presente e futuro, dar e receber não podem acontecer simultaneamente. No mundo de tempo limitado do nosso ego, o dar é quase sempre condicional. Essa é uma outra forma de dizer que o dar depende de se a pessoa que escolhemos para dar se comportam de uma forma que consideramos aceitável.

AMOR CONDICIONAL X INCONDICIONAL
De acordo com a lei do amor, dar significa que todo o amor de alguém se expande sem quaisquer expectativas. Significa que a outra pessoa não tem obrigação alguma de retornar nosso amor, ou de mudar de forma alguma. O dar total é o mesmo que amor incondicional.

A maioria de nós pratica o amor condicional em nossas vidas - tipo "eu lhe amarei se você"... que depende do comportamento e desempenho dos outros. A mensagem que enviamos frequentemente diz, "Se você se encaixar no modelo de expectativas que tenho para você, eu lhe amarei." Frenquentemente, o que usualmente dizemos aos outros é, "Se você puder mudar apenas nisso, poderei lhe amar totalmente".

Muitos de nós gostaríamos que nossos pais tivessem sido diferentes, enquanto crescíamos e podemos estar ainda tentando modificá-los. Gostaríamos que tivessem expressado seu amor por nós de forma diferente - aquela que preferimos. Quando nos aprisionamos com esses pensamentos, ajuda lembrar que nossos pais fizeram o melhor que puderam por nós, naquele tempo, baseados nas experiências de suas próprias vidas. Não importa como fomos criados, ou se achamos que nossos pais nos deram, ou não, amor suficiente, a verdade é que para recebermos amor incondicional, precisamos dar amor incondicional. E isso não é apenas verdade com relação aos nossos relacionamentos com nossos pais, mas com relação a todos os outros nossos relacionamentos.

www.cca.org.br

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa