Menu

AJUDANDO A PROGREDIR

AJUDANDO A PROGREDIR
Facebook   E-mail   Whatsapp

Na vida nada está perdido; aliás, existe a época certa para cada um saber o que é preciso para se desenvolver.

Para ser bom mestre não é preciso fazer seguidores ou discípulos, mas simplesmente fazer com que cada ser descubra em si mesmo o seu próprio guia. Não devemos ditar nossas regras aos indivíduos, mas fazer com que eles tomem consciência de seus valores internos (senso, emoções e sentimentos) e passem a usá-los sempre que necessário. Essa é a função dos que querem ajudar o progresso espiritual dos outros.
A autêntica relação de ajuda entre as pessoas consiste em estimular a independência e a individualidade, nada se pedindo em troca. Ninguém deverá ter a pretensão de ser "salvador das almas".

Nenhuma pessoa pode realizar a tarefa de outra. As experiências pelas quais passamos em nossa jornada terrena são todas aquelas que mais necessitamos realizar para nosso aprimoramento espiritual.

Não se têm notícias de que Jesus Cristo impusesse cobranças ou tivesse promovido convites insistentes ao crescimento das almas. Teve como missão na Terra, ensinar-nos serenidade e harmonia, para entrarmos em comunhão com "Deus em nós".
Confiava plenamente no Sábio e Amoroso Poder que dirige o Universo e, portanto, respeitava os objetivos da Natureza, que age no comportamento humano, desenvolvendo-o de muitas maneiras. Sabia que a evolução ocorre de modo inevitável, recebendo ou não ajuda dos homens.
O Mestre entendia que, se combatéssemos e lutássemos contra nossos erros, poderíamos potencializá-los. Nunca usava de força e imposição, mas de uma técnica para que pudéssemos desenvolver a "virtude oposta".

"Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou"? E ela disse: "Ninguém, Senhor. "E disse-lhe Jesus: "Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais".
Não censurou ou criticou a atitude inadequada, mas despertou a autoconfiança, para que ela encontrasse por si mesma seus valores internos.

Talvez não entendamos de imediato nosso papel, mas podemos ter a certeza de que todos somos importantes e todos fomos convocados a dar a nossa contribuição ao Universo.
O progresso da humanidade é inevitável. Todos estamos progredindo e crescendo, ainda que, algumas vezes, não nos apercebamos disso.

Do livro: As Dores da Alma, de Francisco do Espírito Santo Neto, pelo espírito Hammed, ed. Boa Nova

Aproveite e leia: Como desenvolver nossa luz interna...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa