Menu

Alegoria Hindu

Facebook   E-mail   Whatsapp

Era uma vez um inocente cachorrinho que estava cochilando ao lado de uma bengala.
Um padre passou por ele e, sem nenhuma razão, bateu em sua cabeça com a bengala. O pobre animal, sangrando e chocado, arrastou-se até o tribunal de justiça para reclamar com o rei.
Quando o Rei Rama veio ao tribunal, o cachorro disse: "Meu Senhor, hoje, enquanto eu descansava ao lado da estrada, um padre bateu em minha cabeça sem nenhum motivo. É sabido que a justiça impera em seu reino. Assim sendo, por favor, castigue o padre pelo que ele me fez".

Com grande compaixão e respeito pelo que o cachorro havia dito, Rama enviou mensageiros para buscar o padre. O padre entrou no tribunal e admitiu seu crime. Rama perguntou para o cachorro qual castigo ele achava justo e o cachorro respondeu: "Faça com que ele seja o sumo sacerdote de um grande monastério. Este é um castigo apropriado".

Todos ficaram surpresos com a sugestão do cachorro, e Rama pediu-lhe para explicar. O cachorro disse: "Meu Senhor, em minha vida passada, eu fui sumo sacerdote de um grande monastério. Aquele poder me corrompeu. Eu enganei pessoas honradas e abusei de meus poderes. Por causa disso, eu renasci como cachorro. Se você fizer deste homem um sumo sacerdote, seguramente ele fará o que eu fiz e renascerá como um cachorro. Então, outra pessoa baterá em sua cabeça. Não é uma punição justa?"
Ouvindo as palavras do cachorro, todos riram. O padre implorou perdão. O cachorro e Rama o perdoaram e Rama curou o cachorro.
Esta experiência abriu seus corações e ambos entraram no Reino dos Céus.

COMENTÁRIO: Sabedoria não é propriedade exclusiva dos seres humanos. Nós somos apenas uma entre as incontáveis formas de vida inteligente. Quando as pessoas ganham poder e posição na vida, a representação dos papéis sociais faz com que elas freqüentemente percam o contato com sua essência. Elas vivem confusas e nervosas. Os animais e plantas são mais próximos de sua essência e a simplicidade de sua inocente alegria faz deles grandes professores.

www.ippb.org.br

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa