Menu

Alquimia do Presente

Alquimia do Presente
Facebook   E-mail   Whatsapp

Fala-se tanto em viver no presente e ninguém sabe muito bem o que é isso. Alguns acham que é largar tudo (como um amigo que deixou seu trabalho, sua família para viver “no agora” e, “agora”, sente-se infeliz) mas viver no agora nunca significou abandonar tudo.

A nossa sociedade é totalmente orientada para o futuro. O “futuro” dos filhos, o nosso futuro, quando amanhã chegar, daqui a alguns anos, quando eu casar, quando eu passar no concurso, enquanto isso...o tempo passa sem percebermos.

Então viver no presente é uma arte. Não quer dizer desprezar seus planos. Não significa olhar para o céu tão-somente.

Viver no aqui e agora é simplesmente poder desfrutar de cada momento que contém toda uma verdade. Verdade?

Ora, a coisa se processa assim: existe um movimento da vida de forma química. E tudo contém em átomos. À medida que você fica presente (isto é, que você se concentra e presta atenção) no “agora”, você consegue absorver as informações que aqueles átomos contém. Como? Um exemplo é respirar bem e prestar atenção no silêncio do momento. Fará com que você “entenda” o momento e toda sua sabedoria que ali deposita.

O grande problema é que “não acreditamos” no que sentimos. Então nossa mente passa rapidamente para o “planejar futuro”. E daí perdemos a beleza do presente. Devemos e podemos planejar o futuro, mas que nossos momentos maiores sejam no “aqui e agora”.

O presente contém uma sabedoria de tudo como é e como tem que ser. Não podemos alcançar o futuro e não sabemos o que ele trará. Certamente sabemos que ele trará aquilo que estamos plantando no presente.

Então. Se estivermos plantando alegria, o futuro trará alegria. Se estivermos plantando ansiedade, o futuro trará ansiedade. Funciona mais ou menos assim. Mas é preciso primeiro plantar no “presente”. Isto é, sentir e viver o presente.

Daí podemos dizer que é no presente que se contém A Verdade. Entendeu?

Mas o grande segredo é que para usufruir desta maravilhosa sabedoria é preciso confiar que ela existe. Experimente.

Zaquie Meredith, socióloga e escritora, psicoterapeuta em campo de energia e constelação familiar Livro de Bolso: “O que você precisa saber” Ed. Otimismo
www.zaquie.com


Aproveite e leia: Influenciando o agora. Você pode, você merece...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa