Menu

AMAR, CONHECER E TRANSFORMAR

AMAR, CONHECER E TRANSFORMAR
Facebook   E-mail   Whatsapp

Conhecer algo é ir em direção da diferença, ou seja, em direção a este algo que não é você.
Toda diferença é hostil; é uma negação do mesmo; é uma negação do si próprio.

Neste sentido a vontade de saber, é o desejo de tornar-se outro.

Torna-se outro é negar-se; não querer o mesmo de que se é constituído.

Negar-se a si próprio é doloroso e exige coragem. Nenhuma transformação se constrói sem sofrimento. Da mesma forma, o impulso ao conhecimento é forjado por um sentimento, que é condição para uma transformação: O Amor.

Só se vai em direção a algo, com afinco, se por ele temos Amor. Quero dizer: a condição para a aquisição de qualquer tipo de conhecimento é Amar.

Por exemplo:

Será que um estudioso de insetos, que fez da sua vida seu ofício, não haverá de amar os insetos? Claro que sim. Será que qualquer estudante de filosofia, ávido por conhecimento, não haverá de amar a filosofia? Creio com muita certeza que sim.

Portanto, se queres a transformação, meu amigo, trate de Amar, pois o que se ama se conhece, e quando se conhece se transforma. Esta é a fórmula mais antiga:

O AMOR.

O que não quer dizer que não rime com DOR. Quem AMA muito também sofre muito. Eu amo amar.

Manuel Bandeira, A Arte de Amar

Aproveite e veja as dicas para viver um grande amor...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa