auravide auravide

A CRUZ E O ANTIGO PERU. FESTA DA CHAKANA - 03 DE MAiO

Facebook   E-mail   Whatsapp

A CHAKANA e LLAMACÑAWIN- Parte 1

Quem disse que os antigos peruanos não conheciam a cruz?
O antropólogo da Universidade Católica, Juan Ossio sinaliza que se encontraram cruzes em um montão de petróglifos como em Toro Muerto, en Arequipa e também em murais de Chavín de Huantar e em muitos túmulos e templos pré -incaicos e incaicos. Entre os vários tipos de cruzes achadas nos Andes, existe uma em particular, revalorizada pelos grupos indianistas, chamada CHAKANA, que é uma cruz quadrada com as bordas escalonadas cujo centro é um círculo oco. Conta a tradição andina que o vazio central é o tecse mullo, ou seja o ovo cósmico, donde surgiu toda a criação, dividida em quatro reinos com três escalões cada um, que significam os três mundos: ucupacha,kaypacha,hananpacha.

Conforme Carlos Milla, autor do livro Gênesis da Cultura Andina, na CHAKANA está representado o valor de PI E A QUADRATURA DO CÍRCULO.
CHAKANA significa CRUZ DO SUL(cruzeiro do sul),constelação que era venerada em toda a região andina bem antes que viessem os espanhóis. Vemo-la no desenho do altar de Koricancha que fez o cronista índio Santa Cruz Pachacuti, antes que o altar fosse destruído. A Festa da Chakana se celebra até agora em 03 de maio, que é algo assim como advento do Ano Novo solar, segundo o calendário andino.

Diz-se que é a época em que a constelação da Cruz do Sul (Cruzeiro do Sul) adquire a forma astronômica de uma cruz perfeita, justamente no mês de maio, que é o tempo da colheita, ou seja, dos ritos de fertilidade da mãe terra.

Conforme a relogiosidade popular se festeja com um crusvelacuy,que consiste em velar uma cruz por cinco dias. Huaman Poma menciona esta data como a festividade da Vera Cruz. Ainda podemos achar hoje a imagem da CHAKANA nos tecidos das comunidades nativas da selva. Outro costume que ainda sobrevive até nossos dias é colocar uma cruz nos cerros cultivados para protegê-los durante todo o ano agrícola. Assim como por uma cruz na ponta dos picos (ou no teto das casas). Outros lugares onde se colocam cruzes são as encruzilhadas. Chamam-nas de cruzes do caminho e estão cheias de sementes e outros elementos com a finalidade de incrementar seu poder mágico como um amuleto.

EL DESPERTAR DEL PUMA - Caminho Iniciático
JAMES ARÉVALO MEREJODO- CHASKI
Tradução - Claudette Grazziotin



Facebook   E-mail   Whatsapp




As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa