Menu

CAMINHO DO CORAÇÃO

CAMINHO DO CORAÇÃO
Facebook   E-mail   Whatsapp

A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa "coração".
Portanto, ser corajoso significa viver com o coração.
E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas - com teologia, conceitos, palavras, teorias - e do lado de dentro dessas portas e janelas fechadas, eles se escondem.
O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido.

É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser. Coragem é seguir trilhas perigosas. A vida é perigosa. E só os covardes podem evitar o perigo - mas aí já estão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, sempre enfrentará o desconhecido. O perigo está presente, mas ela assumirá o risco. O coração está sempre pronto para enfrentar riscos; o coração é um jogador. A cabeça é um homem de negócios. Ela sempre calcula - ela é astuta. O coração nunca calcula nada.
Essa palavra coragem é bela, muito interessante.
Viver segundo o coração é desvendar o significado das coisas. O poeta vive segundo o coração e logo começa a ouvir dentro dele os sons do desconhecido.
A cabeça não consegue ouvir; ela está muito longe do desconhecido. Está totalmente ocupada com o conhecido.
O que é a mente? É tudo o que você conhece. É o passado, o que está morto, o que já foi. A mente não é nada mais do que o passado acumulado, a memória. O coração é o futuro; o coração é sempre a esperança, o coração é sempre algum lugar no futuro. A cabeça pensa no passado; o coração sonha com o futuro.
O futuro ainda está por vir. O futuro ainda está por ser. O futuro ainda é uma possibilidade - ele virá, está pronto para vir. A todo instante, o futuro está se tornando presente e o presente se tornando passado. O passado não tem nenhuma possibilidade, você já se serviu dele. Já se afastou dele - ele está esgotado, é uma coisa morta, é como um túmulo. O futuro é como uma semente; está vindo, sempre vindo, sempre alcançando e encontrando o presente. Você está sempre em movimento. O presente não é nada mais do que movimento em direção ao futuro. É o passo que você já deu; é avançar em direção ao futuro.
TODAS AS PESSOAS DO MUNDO QUEREM SER VERDADEIRAS porque só o fato de ser verdadeiro já traz tanta alegria e tanta bem-aventurança! Então para que ser falso? Você tem que ter coragem para uma introvisão um pouquinho mais profunda: Por que está amedrontado? O que o mundo pode fazer com você? As pessoas podem rir de você, isso fará bem a elas - rir é sempre um remédio, é saudável. As pessoas podem pensar que você é louco... mas, só porque elas pensam que você é louco, isso não significa que você ficará louco.
E, se você é autentico com relação à sua alegria, às suas lágrimas, à sua dança, mais cedo ou mais tarde haverá pessoas que começarão a entender você, que podem começar a se juntar à sua caravana. Eu mesmo comecei sozinho o meu caminho, e então as pessoas começaram a vir e ele virou uma caravana mundial! E eu não convidei ninguém; simplesmente fiz tudo que sentia que vinha do meu coração.
Minha responsabilidade é para com o meu coração, não para com ninguém deste mundo. O mesmo acontece com a sua responsabilidade, é só para com o seu próprio ser. Não fique contra ele, porque ficar contra ele é suicidar-se, é destruir-se. E o que se ganha com isso? Mesmo que as pessoas passem a respeitá-lo e achem que você é um homem honrado, respeitável, sóbrio, essas coisas não vão nutrir o seu ser. Isso não vai dar a você nenhuma revelação a mais sobre a vida e sobre sua imensa beleza.
Quantos milhões de pessoas viveram antes de você nesta Terra? Você nem sabe o nome delas; se viveram ou não; isso não faz diferença. Existiram santos, existiram pecadores e existiram pessoas muito respeitáveis; e existiram todos os tipos de excêntricos, malucos, mas eles todos desapareceram - não restou sequer traço deles sobre a Terra.
A sua única preocupação deve ser velar e proteger aquelas qualidades que você pode levar com você quando a morte destruir o seu corpo, a sua mente, porque essas qualidades serão suas únicas companhias. Elas são os únicos valores verdadeiros, e as pessoas que as conquistaram - são as únicas que vivem; as outras só fingem viver.

www.osho.com

Aproveite e leia:
O amor é um caminho... e todo caminho é infinito!

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa