auravide auravide

COMO CONTROLAR O AMBIENTE

Facebook   E-mail   Whatsapp

Para ter domínio sobre o ambiente

Quem é dominado pelo ambiente é escravo do meio em que vive. Mesmo no melhor regime democrático, somente é livre quem consegue ser dono de si mesmo.

O termo ambiente aqui empregado abrange não somente a convivência com a família, — pais, irmãos, cônjuge, filhos — como também o relacionamento com professores, amigos, empregados, animais de estimação etc.

Todos nós vivemos em um ambiente, agindo e reagindo dentro dele. O importante não é o meio em que vivemos, e sim a maneira como reagimos a fatos e coisas com que lidamos. Essa reação é que determina se temos domínio sobre o ambiente ou se somos escravos dele. Qualquer que seja o ambiente em que vivemos, se o considerarmos como uma escola para nossa educação espiritual e assimilarmos ao máximo as lições que nos são dadas, seremos donos da situação. Mas, se ficarmos à mercê do ambiente, seremos escravos dele.

Como controlar o ambiente

O ambiente está em contínua transformação. Mesmo num lar onde vive somente o casal, o ambiente sofre constantes alterações, como conseqüência das variações do estado emocional do marido ou da mulher. Ao longo da vida, o ser humano às vezes entra em conflito com o seu meio, e outras vezes consegue harmonizar-se com ele.

Quando o relacionamento com o meio é conflitante, a pessoa sofre; e quando é harmonioso sente-se feliz. Pode parecer que só há duas maneiras de evitar o conflito com o meio: fugir dele ou render-se. Mas nenhuma dessas atitudes conduz à verdadeira solução do problema. Quem age assim estará se tornando um perdedor ou um escravo. Então, de que modo se deve proceder? O essencial é contemplar a Imagem Verdadeira das pessoas e das coisas. Desse modo, conseguimos transformar o ambiente, fazendo surgir o aspecto perfeito que desejamos.

O que significa contemplar a Imagem Verdadeira

Contemplar a Imagem Verdadeira significa acreditar na perfeição original do ser humano e ver com os olhos da mente o aspecto real perfeito do outro, qualquer que seja o estado fenomênico dele. Não devemos ficar irritados nem aborrecidos com os outros, mas sim visualizar a perfeição da sua Imagem Verdadeira e sentir por eles simpatia, respeito e gratidão.
Outra condição necessária para ter domínio sobre o ambiente é manter sempre a mente alegre.
Se ficarmos com disposição mental sombria vendo a situação desarmoniosa manifestada ao nosso redor, estaremos nos rendendo ao ambiente indesejável. Em outras palavras, estaremos sendo prisioneiros ou escravos do ambiente. Por mais sombrio que seja o ambiente, devemos manter dentro de nós a luz que ilumina a escuridão. As trevas só podem desaparecer diante da luz. O mundo à nossa volta se torna mais luminoso à medida que nós próprios emitimos nossa luz interior. Portanto, antes de mais nada devemos acender a luz na nossa mente. A disposição mental alegre é uma luz que ilumina o ambiente.

Quando defrontar com uma situação difícil

Quando defrontar com uma situação difícil, não se desgaste no afã de encontrar uma solução. Em primeiro lugar, relaxe a mente e eleve seus pensamentos para Deus. Essa é a melhor maneira de solucionar todo e qualquer problema. Pratique a Meditação Shinsokan, relaxe e mentalize: “Deus é Amor Infinito. O Amor de Deus envolve todas as pessoas e todas as coisas, harmonizando tudo. Neste instante, o Amor de Deus está harmonizando as relações entre as pessoas e também entre os acontecimentos desta vida. Por isso, confio meu corpo e minha alma inteiramente a Deus e não sinto nenhum temor nem inquietação. Deus é Sabedoria infinita que se manifesta em pessoas, fatos e coisas e conduz à solução harmoniosa todos os problemas. A sabedoria que se revela em todas as coisas e todos os fatos e a sabedoria latente em mim são ambas provenientes de Deus. Por isso, não surgem conflitos e tudo corre bem em minha vida”.

Do livro Anata wa Mugen Noryokusha (ainda não editado em português; tít. prov.: Você é Dono de Potencialidade Infinita), pp. 120-122
www.sni.org.br


Facebook   E-mail   Whatsapp




As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa