Menu

COMPETÊNCIA EMOCIONAL

COMPETÊNCIA EMOCIONAL
Facebook   E-mail   Whatsapp

Desenvolvendo competências emocionais - O caminho para o êxito.

O que é uma competência emocional?

Podemos definir a competência emocional como a habilidade de conduzir a própria percepção e escolhar suas atitudes diante dos acontecimentos. De tal forma, que tudo, mas tudo mesmo possa ser utilizado para levá-lo(a) mais perto da realização de seus objetivos.

Se você pensou em inteligência emocional, está no caminho certo.

Pesquisas realizadas em todo o mundo constatam que a capacidade de aprender e desenvolver as competências emocionais adequadas para se alcançar objetivos é fundamental para o sucesso. Mais ainda do que o conhecimento intelectual e as habilidades de alguém.

Cada vez mais o sucesso profissional requer pessoas com capacidade de desenvolver competências emocionais.

O que define a competência emocional?

Ter competência emocional, basicamente, é estar controle de si próprio(a). É não permitir que algo externo o(a) desvie do seu propósito. Implica não se deixa pressionar pelo stress e não entregar seu poder, seja para quem for. É uma atitude interna.

Alguém com autoconsciência de seus processos internos, com habilidade para interagir com eles e fazer escolhas adequadas demonstra sua competência emocional.

Estamos falando das pessoas que não se deixam levar pelo que acontece externamente e que mantém o foco nos seus objetivos não importam as circunstâncias.

Habilidade no relacionamento interpessoal, capacidade de liderança, administração do stress, motivação, equilíbrio emocional, assertividade, boa comunicação são alguns exemplos de diferentes competências emocionais.

Você expressa ter competência emocional quando...

... consegue se colocar no lugar do outro exercitando a empatia. Essa habilidade permite que compreenda uma situação além do seu ponto de vista e adquira uma percepção ampliada sobre qualquer circunstância. Na vida pessoal ou profissional, a excelência está diretamente ligada à capacidade de perceber as necessidades do outro. Seja o(a) parceiro(a) na vida amorosa, ou o seu cliente.

Ao calçar os sapatos da outra pessoa, você compreende melhor seu modo de caminhar. Seus relacionamentos se transformam.

...percebe e utiliza estratégias de auto-motivação e para motivar as outras pessoas. Isso permite que vença dificuldades do percurso e fortaleça a disposição para fazer o que for necessário para atingir seus objetivos.

... aprende a se conectar com a essência de uma situação. Quando isso acontece, você adquire o poder para ultrapassar dificuldades e lidar com o que quer que surja em seu caminho.

...identifica o que precisa aprender, transformar e exercitar através de ações específicas. Ao fazer isso, você vai além dos pensamentos e coloca em movimento atitudes que fazem a diferença entre os que alcançam seus objetivos e os que permanecem patinando sobre idéias que não se realizam.

...sabe que a inteligência não basta. É preciso aplicá-la a seu favor.


São as competências emocionais que determinam o quanto se é capaz de utilizar a inteligência e o conhecimento para criar a vida que se deseja.

Um exemplo: desenvolvendo a tolerância à frustração.

Quando alguém tem crises de raiva e irritação perdendo o rumo quando contrariado(a), compromete seus relacionamentos. Um temperamento explosivo revela uma personalidade frágil e insegura, afastando aqueles que não toleram esse tipo de comportamento.

Em geral, a baixa tolerância à frustração é responsável por essa turbulência no comportamento dessas pessoas. A competência a ser desenvolvida , portanto, é a tolerância à frustração.

Para isso, é fundamental que a pessoa desenvolva a capacidade de perceber e aceitar o que acontece. Compreender que a forma como está lidando com a frustração irá gerar mais frustração ainda.

Já que a contrariedade e os imprevistos fazem parte da vida, saber lidar com a frustração é a única forma de superá-la.

É importante entender que uma contrariedade é apenas uma contrariedade. Não há tragédia alguma nisso.

A frustração pode ser um elemento fortalecedor no processo de seguir na direção do que se deseja.

Para que isso ocorra é necessário interromper o padrão automático da reação habitual. Em vez de perder o autocontrole, entra em cena a capacidade de aceitar a contrariedade e não levar isso pessoalmente.

A aceitação faz com que a situação seja percebida do seu tamanho, sem que seja superdimensionada. Torna-se, então, possível adquirir uma altitude sobre as circunstâncias e manter um estado positivo.

Por: Jael Coaracy - https://www.vaidarcerto.com.br

Aproveite e leia: Desista da Frustração...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa