Menu

Cuide do Beija-Flor

Cuide do Beija-Flor
Facebook   E-mail   Whatsapp

Os Beija-flores são aves muito antigas. Foi encontrado um fóssil do Pleistoceno -20.000 anos- em Minas Gerais.
No Brasil foram catalogadas aproximadamente 80 espécies de Beija-flores, das quais 28 foram registradas na região do município do Rio de Janeiro.
Habitam exclusivamente o continente americano, do Alasca à Patagônia.

O beija-flor é um campeão de vôo! Voa até 100km/h. Conseguem vibrar as asas entre 50 e 80 vezes por segundo. Podem ficar parados no ar, podem também voar para trás. Voar para frente, ...para cima e para baixo então?!!! É fácil!

Você sabia que o menor vertebrado do mundo é um Beija-flor?
Um dos menores Beija-flores do Brasil é o Lophornis magnífica conhecido popularmente como Topetinho-vermelho. Ele pesa apenas 1,5 a 2,8g !
O maior beija-flor brasileiro é o Topaza pella, conhecido como Beija-flor-brilho-de-fogo. Ele mora na Amazônia. Pesa de 13 a 18 gramas. É considerado uma espécie rara, não é fácil vê-lo na mata!
O maior beija-flor do mundo vive nos Andes. É o Patagona gigas. Ele pesa 21 gramas (aproximadamente do tamanho de uma andorinha).

Grande mesmo é o coração de um Beija-flor.
Chega a ser 2,5% do seu peso total.
Eles não param! Quando não estão procurando alimento, estão defendendo o seu território. São briguentos e corajosos.
Para manter todo esse "funcionamento" o Beija-flor consome muita energia. Haja calorias! E por isso que eles se alimentam de néctar, de onde retiram os carboidratos necessários, e também de pequenos insetos, de onde retiram as proteínas e os sais minerais.

O beija-flor pode viver de 12 a 14 anos! Estima-se que a média de vida destas aves estão em torno de 2 a 4 anos, devido a devastação de seus habitats.

Os beija-flores desempenham um papel muito importante na Natureza. São responsáveis pela polinização de milhares de flores, gerando assim milhares de frutos e sementes!
Se não fossem eles teríamos menos florestas!

Os agrotóxicos nas plantações de abacaxi, flores e plantas ornamentais, também nos laranjais, plantas muito procuradas por beija-flores, mata-os aos milhares!
...a destruição de seus habitats, a monocultura nos reflorestamentos comerciais, são também ações que inviabilizam a vida, a sobrevivência, a procriação, dos nossos lindos e úteis beija-flores.

CUIDADO! VOCÊ PODE ESTAR MATANDO BEIJA-FLORES SEM QUERER!

Muito cuidado com as "famosas" garrafinhas de água com açúcar (pior ainda são as adoçadas com mel).
Quando ficam no sol fermentam e matam os beija-flores que se alimentam nelas.
Quando ficam mais que 24 horas também fermentam e matam os beija-flores de dor- de barriga.
Quando não são perfeitamente higienizadas, diariamente, criam um fungo que atacam a língua e garganta dos beija-flores matando-os pos asfixia!

https://geocities.yahoo.com.br/beijafloronline/

Clique aqui e veja também...


Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa