Menu

Dia das Mães

Dia das Mães
Facebook   E-mail   Whatsapp

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica.

Começou na Grécia antiga, com a entrada da primavera, quando se fazia uma festa em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

No início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Era nesse dia que as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data foi em 1872 por Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país. Mas foi outra americana, Ana Jarvis, da Filadelfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães porque ela entrou em profunda depressão devido ao falecimento de sua mãe.

Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães. E em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Wilson: dia 9 de maio.

No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.

www.pratofeito.com.br/




Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa