Menu

DISCERNIMENTO

Facebook   E-mail   Whatsapp

É muito comum,"nesses tempos cabeludos", como dizia o poeta Maior, Mário Quintana, pessoas, pelos mais variados motivos,dos aparentemente banais até os mais trágicos, se perderem de si mesmas, seja por uma decepção, uma perda, uma derrota e se desconectarem com o senso de realidade e equilíbrio.
Fragilizadas, sua capacidade de discernimento se embota e, sabotada , deliram no cumprimento de ritos, adorações, diante de símbolos que se deturparam , intencionalmente, pela sagacidade dos manipuladores de plantão, tornando-se presas fáceis nestas mãos hábeis, que tiram proveito de ignorância momentânea e exercem forte poder atrativo e claramente, dominador.
Muitas vezes, também, mentes carentes vêem deuses onde eles não existem e passam a reverenciá-los, pelo resto de suas vidas, porque anseiam por um significado que lhes permita novamente crer em algo, em si mesmas e mesmo que, deturpadamente, as reconecte com a vida. É por isso que um simples problema de um monge com um gato pode se transformar numa reverência passiva e equivocada que desafia o discernimento sem contestação, por séculos.

Claudette Grazziotin

DA DETURPAÇÃO
Cuidado, porque os símbolos podem transformar-se em armadilhas.
O livro "Cântico para Leibowitz" passa-se num futuro distante, mil anos depois da atual civilização ter sido destruída. Seus habitantes usam antigos fios de computador enrolados no pescoço - porque - diz a tradição - tais fios continham sabedoria.
Jorge Luiz Borges também fala da transformação dos símbolos: a cruz, um instrumento de tortura, virou um instrumento de fé. A flecha assassina agora apenas indica uma direção.
Uma lenda Zen conta a história de um mestre que sempre mandava amarrar o seu gato, que perturbava a meditação dos discípulos. O tempo passou, o mestre morreu. O gato também morreu, e trouxeram outro. Cem anos depois, alguém escreveu um tratado respeitadíssimo, sobre a importância de se ter um gato amarrado durante a meditação.

www.paulocoelho.com.br

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa