Menu

É hora de semear...

É hora de semear...
Facebook   E-mail   Whatsapp

A sementeira é grande e os trabalhadores são poucos.
(Lucas 10:2)


Aquele homem acorda e traz no semblante as marcas das dores vividas. Todavia, mesmo ainda cercado de dificuldades, ele abençoa a vida, agradecido pela oportunidade de recomeçar.

Sabe que muitos espinhos encontrará pelo caminho a ser percorrido. Também compreende que muitos desses caminhos, embora convidativos, em verdade, constituem perigosos labirintos.

Por isso, mantém ativo o seu discernimento, exercendo continuamente as sábias palavras do Mestre: “Vigiai e Orai”.

E aquele homem abre a porta para encarar mais um dia, deixando também a alma aberta e assim, desalojando mágoas e higienizando seu íntimo com os ensinamentos do Cristo.

Busca o Evangelho como antídoto para seus males espirituais e abraça a alegria ensinada por Jesus, tornando-se imune às tensões emocionais que possam colocar em risco o seu equilíbrio.

Aquele homem leva nas mãos inúmeras sementes, mas não permite que elas morram, pelo contrário, por onde caminha, mesmo que a terra seja árdua, esforça-se em plantá-las, sabendo que em breve os frutos nascerão.

Esperança, confiança, amor são alguns dos frutos oriundos das sementes que aquele homem não se cansa de espalhar.

Decerto, seu coração é ferido inúmeras vezes pela ingratidão, a discórdia e os preconceitos. Sofre humilhações e perseguições, mas ele não desiste!

Nos instantes de maior tumulto, abstém-se das controvérsias e busca refúgio na prece. E realimentando seu íntimo de confiança, enxuga as lágrimas e retoma o seu caminho consolado pela misericórdia divina.

Prossegue, levando a certeza de que os emissários do Senhor seguem ao seu lado.

Entende que a batalha será longa, mas a bandeira que levanta é a da paz. Assim, vai adiante, sempre a perseverar porque reconhece que a seara aguarda as mãos fraternas que venham realizar a sua semeadura...

Aquele homem não tem nome nem posição social. Tampouco é jovem, velho, homem ou mulher. Mas podemos identificá-lo em cada um de nós, porque em todo amanhecer estamos a ser convidados a trabalhar na seara.

A não deixar que as sementes que nos foram entregues acabem morrendo.

O trabalho é penoso, requer momentos de renúncia, outros de paciência e muitos outros de coragem.
Em quantas curvas, fragilizados ficaremos com as paisagens apresentadas? Também sofreremos perseguições e calúnias que virão como a esbofetear nossa face.

Mas é nesse exato momento que devemos apagar o fogo dos desajustes emocionais e serenar a alma através da prece, bálsamo que saciará a nossa sede por harmonia. E decerto, restituiremos a força para que possamos voltar a seguir.

Afinal, quantas searas estão a nos aguardar?

Mas não andemos rápido demais, desacompanhados da prudência e principalmente sem notar os companheiros que seguem conosco. Façamos a nossa parte, mas conscientes de que a obra do bem solicita inúmeros colaboradores.

Somos todos capazes de realizar tal empreitada, assim como, somos todos irmãos. Lembremos diuturnamente dessa grande verdade.

E estejamos comprometidos com o serviço em nome de Jesus!
Façamos a sua luz brilhar por onde estivermos e não haverá mais noites de temor.
Deixemos o personalismo para trás porque ele não se encaixa no Evangelho de Jesus, uma vez que a base dos seus ensinamentos chama-se Amor!

Aquele homem seguiu e nós também podemos! Porque o Mestre é o mesmo e está a nos sustentar em toda a travessia.
Não enumeremos desculpismos para não iniciar a jornada, mas sim, comecemos com um passo e certamente seremos inspirados para os demais. Pois quando o ideal representa o bem, o Alto conspira a nosso favor.

Trabalhemos na grande seara! Trabalhemos libertos das preocupações inúteis quanto à posição e louvores porque isso apenas atrasa nosso arado.
Estejamos firmes no trabalho em nome de Jesus! Numa firmeza baseada sempre no amor! Conscientes de que não será jamais as grandes realizações que nos elevarão à superioridade espiritual, mas sim, a pureza de sentimentos que dedicamos em cada ação praticada.

Deixemos gravado que não servimos aos homens, mas a Jesus! E com essa certeza viva em nós, entenderemos que somos convocados a servir onde quer que estejamos, independente das pessoas que nos cercam e das adversidades encontradas.
Deixemos os receios para trás e sigamos com determinação!
Menos julgamentos e mais cooperação.
Sem desespero, com confiança.
No lugar de críticas destrutivas, mais colaboração fraterna.
Fim do desânimo, começo da renovação.
Ao invés de olhares de desaprovação, cultivo do amor.
Afastando os melindres, trazendo compreensão.
Substituindo orgulho pela verdadeira humildade.
Eternamente comprometidos com Jesus!

Quando sobressaírem as dúvidas, busquemos recordar as passagens evangélicas e através dos passos de Jesus saberemos como agir.
O Mestre deixou o caminho e até hoje continua a iluminá-lo. E nos momentos em que estivermos prestes a recusar o arado declarando-nos abatidos por determinado sofrimento ou temerosos pelas provas que virão, busquemos também ir ao encontro de Jesus. Novamente recordando de suas lições reanimaremos nossas esperanças, fortaleceremos nossa fé e acordaremos nossa perseverança.

Porque se realmente queremos Jesus em nossa vida, é a hora de nos transformarmos em exemplos vivos de seu Evangelho:
Deixe que Ele,o Mestre se revele por sua palavra e por suas mãos. Não impeça a divina presença através de seu passo, no amparo às humanas dores
(Trecho da mensagem “Você pode” do Espírito André Luiz no livro Ideal Espírita de Francisco Cândido Xavier)

Caminhemos a semear o amor de Jesus!

Sônia Carvalho
[email protected]

Convite: A nossa querida Sonia Carvalho nos convida para o lançamento de seu livro "E Brilhe a Vossa Luz".
Confira detalhes sobre o evento clicando aqui

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa