Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

É preciso propagar o bem II

É preciso propagar o bem II
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Há uma cena no filme Nosso Lar que demonstra a importância de propagarmos o bem: André Luiz caminha por um local muito florido e bonito, onde encontram-se diversos Espíritos a escutar uma bela música e a compartilhar de intensa alegria. É um ambiente que irradia amor.

De repente, um dos Espíritos vira-se para André Luiz e diz:

- André, a humanidade necessita de histórias de amor!

Histórias de amor!
Existem muitas, quantos Espíritos abnegados que ao passar pela Terra deixaram grandes exemplos de fraternidade, perseverança e fé? São relatos verídicos e comoventes que acendem a chama da esperança em nosso íntimo...

Há alguns dias, fui visitar os pacientes de hanseníase no Hospital de Pirapitingui (Itu) e no trajeto um senhor, que conheceu Chico Xavier, nos descrevia maravilhosos casos envolvendo o médium.

Era nítido distinguir que o clima formado no carro era voltado para as forças do bem. E como os amigos espirituais lá se encontravam! Voltemo-nos às palavras pronunciadas por Jesus: Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Mateus 18:20)

Alimentemos nosso Espírito com o amor pregado por Jesus e também compartilhemos desse alimento com todos que encontrarmos! Tal atitude faz toda a diferença em nossa jornada.

E também, busquemos analisar o quanto o fortalecimento com as forças do bem nos auxiliam na tarefa de progredirmos espiritualmente.
Já presenciei em cursos e trabalhos espirituais, quando houve o questionamento dos fatores indispensáveis para nosso aprimoramento espiritual e consequentemente êxito na atividade a ser desenvolvida foram citados itens como: pontualidade, disciplina, humildade, amor, respeito, companheirismo, estudo, discernimento, comprometimento e tantos outros importantes.

Entretanto, em nenhum momento, foi lembrado um fator essencial: sintonia com a espiritualidade maior!
Muitos podem até declarar que não é necessário mencionar ou descrever essa sintonia, uma vez que em todas as atividades voltadas para os ensinamentos de Jesus, as fraternidades do bem, obviamente já se encontram presentes, desnecessário então, frisarmos esse assunto.

Popularmente seria o "chover no molhado". Decerto, não duvidemos jamais dessa presença, todavia, quando abrimos as portas do coração, da mente e sintonizamos com o Alto, somos pelo Alto envolvidos por intensa luz que muito nos auxiliará em qualquer ação que estivermos a desenvolver em nome de Jesus. Ninguém está só. Cada criatura recebe de acordo com aquilo que dá. Estejamos, assim, convictos de que os nossos companheiros na Terra ou no Além são aqueles que escolhemos com as nossas solicitações interiores...

(Mensagem Sintonia do Livro Roteiro - Francisco Cândido Xavier pelo Espírito de Emmanuel).

Lembremo-nos que qualquer atividade voltada para o bem é desenvolvida em conjunto nos dois planos: espiritual e material.
Estejamos, portanto, unidos a trabalhar pela expansão do amor de Jesus Cristo. E unidos, significa trabalhar de mãos dadas com os benfeitores espirituais que nos acompanham diuturnamente e nos recintos voltados aos trabalhos ou aprendizados em nome de Jesus, mais intensamente se encontram, cuidando da higienização, proteção, além de levar amparo e consolo a encarnados e desencarnados.

Quantos socorros são realizados? Cirurgias espirituais, reabastecimento de energias e todo um processo que ainda somos incapazes de compreender em toda a sua plenitude.

Certa vez, há alguns anos, ao final de um trabalho espiritual, um dos presentes descreveu a cena de que entidades espirituais se aproximavam de alguns trabalhadores e espalhavam uma intensa luz no gástrico deles. Na época, fiquei muito emocionada, porque lembro que durante o trabalho, tive a essa sensação de que um amigo espiritual se aproximava e me ministrava passes justamente nessa região, suavizando a dor que sentia, afinal, na época atravessava um sério problema no esôfago.
Descrições como essas, comprovam como somos sustentados por caravanas de amigos espirituais, que tanto alívio levam para nossas dores e nos encorajam a prosseguir em nossa jornada evolutiva.

Por que quantas vezes nos instantes de provação, o primeiro pensamento é realmente desistir? Devemos, independente da situação que estejamos a atravessar, esforçarmo-nos em deixar acesa a certeza de que não nos encontramos desamparados!

Façamos a nossa parte, porque se o auxílio não nos falta, é necessário que abramos os canais de nossa alma para recebermos todas as bênçãos que nos são constantemente remetidas pelo Alto.
Boas qualidades atraem bons Espíritos. Más qualidades atraem entidades menos felizes

(Livro Estudando o Evangelho - Martins Peralva).

O médium descuidado de sua preparação interior está mais sujeito a claudicar.(claudicar = cometer faltas). A assistência inferior induz ao mau uso da faculdade mediúnica". Serve e atrairás as forças espirituais que abençoam"(Livro Seara dos médiuns -Francisco Cândido Xavier pelo Espírito de Emmanuel)

Propaguemos o bem!
Vivenciemos intensamente os ensinamentos de Jesus, exemplificando com nossos atos os passos do Amado Mestre.
E quando formos surpreendidos por conflitos, intrigas, questionamentos e tantas outras circunstâncias que fogem a moral pregada pelo Nazareno, antes de alimentarmos as discórdias, paremos e em silêncio, busquemos as forças do bem que permanecem ao nosso lado.
Elas nos conduzirão a presença do Cristo...
E será Jesus que nos esclarecerá e nos livrará da escuridão... Se somos rodeados por vários Espíritos de luz, eles ficarão alegres com esse trabalho e são testemunhas de que estamos nos esforçando em procura da luz. Dá o primeiro passo na descoberta de ti mesmo, que a ajuda não tardará, vinda de todos os lados. Dedica-te ao bem, que a dedicação do Bem Maior virá em tua procura; tal é a lei.

(Livro Filosofia Espírita. Volume X de João Nunes Maia - Espirito Miramez)
Publicado em:




As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa