Menu

Educar a alma

Educar a alma
Facebook   E-mail   Whatsapp

Num mundo de provas e expiações encontraremos inúmeros contratempos em nosso caminho e em alguns poderemos até nos questionarmos se realmente vale a pena prosseguir. E nessas circunstâncias, fatalmente deixamos brechas para que as influências negativas se alastrem e passem a contaminar nosso ser.
Lentamente, surge o cansaço físico, logo em seguida o desânimo espiritual, brevemente é a irritação pelos fatos e não tarda a descrença.
E assim passamos a nos distanciar das inspirações divinas que não cessam de chegar, mas que devido às barreiras mentais que produzimos não encontram meios de adentrar o nosso ser.
Somos espíritos em evolução e por isso mesmo cercados de provas. E muitas vezes parece que em nossa vida só há problemas, somos confrontados com situações que acreditamos não saber resolver. Contudo, as provas só surgem no momento certo e quando intimamente já nos encontramos preparados.

E por que então nos desequilibramos tanto? Porque ao invés de buscarmos pela nossa força íntima e por uma maior comunhão com o Alto, adotamos ações que apenas aumentam nosso sofrimento.

Vejamos apenas 3:

Contínuo pessimismo:

Estamos a viver um problema e nos deixamos ser atingidos por ideias nefastas que só aumentam nossa dor. Enxergamos apenas os fatos desagradáveis e a cada dia alimentamos as perigosas ideias de que não somos capazes de superar a prova que se apresentou e que nada mais vale a pena. Ou contaminados pelo negativismo aumentamos nossa aflição, nos deixando sofrer por antecipação, criando realidades nebulosas em nossa mente. Tudo fruto do pessimismo que não bloqueamos.

Diante de nossos olhos, tornamo-nos vitimas incompreendidas e também enxergamos o mundo cada vez mais carrasco, mais sombrio e sem nenhuma chance de regeneração.

Como tudo isso acaba minando nossa esperança! E confiança, então?
O pessimismo é um prejudicial estado da alma que deve ser combatido com muita determinação antes que mais estrago nos cause.

Falta de vigilância

Quantas atitudes e escolhas realizamos em nosso dia a dia? E já paramos para analisa-las? Muitas vezes ligamos o automático e nem percebemos como determinadas ações culminam em mais desespero em nosso caminho.
Temos um livre arbítrio que deve sempre passar por um processo de análise. Evoluir espiritualmente é reconhecer tanto as fragilidades para podermos combate-las como nosso potencial para saber como usá-lo corretamente.
Que a cada dia possamos também auscultar nosso íntimo e criteriosamente percebermos o que lá se encontra e principalmente como está sendo refletido no mundo que nos cerca.
A vigilância é uma importante companheira no nosso dia a dia e que nos auxilia a evitar as armadilhas da vida cotidiana.
Vigilantes, caminhamos mais próximos das forças do bem e nos elevamos numa melhor condição para interpretar suas orientações.

Impaciência

Claro que em determinados momentos a vida nos apresentará circunstâncias que abalaram gravemente o nosso equilíbrio e ficará muito complicado manter a serenidade.
Podemos sofrer pressão em diversos setores da nossa vida e não sabermos como agir.
De repente, somos surpreendidos por acontecimentos inesperados e que fogem ao que tanto almejamos.
E assim, passamos a trilhar uma estrada sombria, onde tudo parece tão agitado, sentimo-nos como uma panela de pressão prestes a explodir.
São tantos fatos, tantas dúvidas, medos, incompreensões que ficamos sufocados.
Todavia, perder a paciência nessas horas nada resolve, pelo contrário, apenas agrava a situação.
Tende paciência! E se entregue a uma oração silenciosa, um diálogo da sua alma com a Providência Divina.
Sentirá como isso acalmará o seu ser e mesmo com toda agitação externa, terá mais confiança para enfrentar as tempestades, porque quando adotamos a paciência compreendemos que as provas não cessam de uma hora para outra, mas que jamais seremos inferiores a um obstáculo, contamos com inúmeras ferramentas para nossa empreitada espiritual, além do apoio incondicional da Providência Divina.

Sim, de fato, podemos sempre seguir adiante e escolher o rumo certo para nossa existência.
E se discorremos sobre algumas ações que prejudicam nosso Espírito, falemos das ações benéficas que tanto o auxiliam:

Oração

Já fizemos a nossa prece de hoje? Às vezes não, mas certamente nos ligamos às preocupações. Tende fé! A sua fé te salvou.
A oração tem poderes que não conseguimos descrever com exatidão de palavras.
É o encontro com a espiritualidade maior! Enquanto estamos em prece, equipes espirituais estão cuidando tanto do nosso físico como do nosso Espírito.
Como os nossos centros de força são reabastecidos em suas luzes características, vamos controlando tensões e descobrindo talentos que nem imaginávamos possuir.
A oração transforma nossa atmosfera mental, fazendo-nos enxergar além da nuvem de dificuldades.

Acalma nosso coração e faz com que nossas forças íntimas se multipliquem.
Para a oração não são necessários rituais, nem tampouco lugares, horários, mas todo coração que se abre e verdadeiramente passar a expor suas agonias e com a pureza de sentimento buscar pelo apoio do Alto, já se encontra em um nível de serenidade maior e consequentemente mais capaz para enfrentar qualquer adversidade.

Confiança!

Nem sempre sentiremos o dia convidativo e, assim, será inevitável ficarmos com a vontade de desistir, de abandonar a jornada.
Mas toda deserção compromete seriamente nossa evolução espiritual. Se aqui nos encontramos foi porque Deus confia em nosso potencial e em nossa transformação espiritual.
Se realmente não fossemos capazes de superar as provas, Deus não teria nos concedido a oportunidade dessa existência.

É preciso perseverar! E muito! Porque só através do caminhar que se chega a uma nova alvorada. Se pararmos e cruzarmos os braços como sairemos do tumulto em que nos encontramos?
Contamos com o apoio espiritual, mas decidir ou não por perseverar é nossa decisão.
Que possamos reacender nossa coragem, relembrando da grande lição do Mestre: aquele que perseverar até o fim será salvo. (Mateus 24:13)

Perseverança!

Prática da Caridade

Não foi em vão que Jesus disse: amai-vos uns aos outros.
O amor! Sentimento mais nobre que pode ser compartilhado a qualquer época.
Todos somos bombardeados pelas tormentas, ficamos carentes, temerosos e envoltos em muitos questionamentos.
Mas mesmo assim ainda somos capazes de praticar o bem.
É como essa ação beneficia nosso Espírito.

Quando despretensiosamente praticamos a caridade como Jesus nos deixou, podemos fazer a comparação de que estamos a abandonar uma roupa suja por uma limpa, ou seja, estamos contribuindo para higienizar nosso íntimo.
Sim, a verdadeira caridade nos convida a adentrar outras atmosferas, a nos sintonizar com novos valores e a perceber emoções desconhecidas.
E como isso nos faz bem. Temos problemas? Sim, alguns graves. E não estamos a dizer para ocultá-los no fingimento, nem fugirmos da nossa realidade, pelo contrário, encará-los sempre.
Entretanto, nada, absolutamente nada tem o poder de impedir nossa ação no bem.
Se não podemos fazer o abundante, façamos o que pudermos, sempre com humildade e boa vontade. É isso que conta, qualidade do coração e não quantidade de ação.
Um simples gesto de amor pode causar transformações que ainda nem somos capazes de perceber. E em verdade, as maiores são em nosso íntimo.

Trabalhando no bem, auxiliando e ombreando os que necessitam, podemos não visualizar com os olhos físicos, mas como aumentamos nossa proteção e amparo.
Somos sim sempre auxiliados, mesmo que ainda nos recusemos aos atos de caridade e invistamos no orgulho, no personalismo, na avareza e no egoísmo. Todavia o que muda quando praticamos o bem, é que vamos criando ao nosso redor um ambiente espiritual de intensa harmonia, amor e de onde do Alto descem os fluidos que tanto fortalecem nosso espírito e psiquismo.

Sim, certamente sempre somos nós os maiores beneficiários!
Evangelho de Jesus Cristo.
Que possamos esforçarmo-nos para compreender e vivenciar o Evangelho do Mestre. Quantas lições belíssimas Ele nos deixou?
Que possamos reconhecer o Evangelho como meio de instrução e de reforma íntima.
Como o Evangelho acalma nossos sentimentos conturbados, nele encontramos as respostas que tanto desejamos. É a bendita bússola a nos orientar. Nele reforçamos nosso ânimo.
Que possamos nos empenhar em estudá-lo, por alguns minutos que sejam, mas como estaremos crescendo espiritualmente. Estaremos desfrutando de aprendizados que muito irão enriquecer nossa existência.

Não há como não se emocionar quando buscamos de coração aberto por esse Evangelho. Sombras vão dissipando e um novo horizonte se abre.
E busquemos não ficar apenas no estudo, na contemplação, passemos também a caminhar com esse Evangelho, exemplificando-o em todos os lugares que estivermos.
Iremos nos sentir mais equilibrados e aptos a enfrentar qualquer desafio.

A vivência no Evangelho sem sombra de dúvida, é a melhor opção para vencermos os obstáculos dessa nova existência.

.........

Nossa caminhada evolutiva ainda é longa, com possíveis percalços, convivência de dias ensolarados mas outros nublados, cruzando com alegrias e tristezas, mas sempre com a bendita oportunidade de regeneração espiritual.
Somos capazes de adentrar as portas estreitas ensinadas por Jesus e batalhar pela renovação em nossas vidas.
É preciso educar a alma!
Um móvel cheio de poeira perde parte de sua beleza, mas quando limpo volta a irradiar toda a sua bela forma.
O mesmo ocorre conosco. É necessário educar a alma!
Higienizá-la de sentimentos nocivos como as mágoas, culpas e revoltas que como verdadeiros cupins corroem nossas forças.
Alimentá-la com o amor de Jesus! Ah, como esse sentimento alimenta, revigora e faz com que enxerguemos um novo recomeço.

Educar a alma.... E caminhar com Jesus hoje e sempre!

Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma (Paulo, Efésios 4:23)

Sonia Carvalho
[email protected]

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa