Menu

Estejamos atentos!

Estejamos atentos!
Facebook   E-mail   Whatsapp

Na vida certamente encontraremos inúmeras provas, afinal, serão necessárias para nossa evolução. E como ainda encontramo-nos na infância espiritual, normal nos sentirmos em determinadas circunstâncias, abalados e sem ter como conter as lágrimas.
Todavia, será sempre imprescindível que não nos entreguemos ao completo desânimo nem tampouco desespero.

Estejamos atentos! E busquemos reagir a toda ideia que nos venha sugerir qualquer espécie de desistência. Na verdade, são influências negativas que tentam minar nossa resistência e nos levar a abraçarmos a revolta e a descrença.
Não permitamos que a erva daninha do pessimismo se instale em nosso íntimo.

Estejamos atentos! Principalmente nos períodos de provação, porque são nessas horas em que nos encontramos no meio de dificuldades e preocupações que nem percebemos como abrimos as portas da mente para os ataques inferiores.
Tudo começa sutilmente e se não for imediatamente combatido, grave será o desgaste espiritual.

O cansaço físico e mental ganha contornos insuportáveis, parece que estamos a carregar um fardo pesado demais, começam as indagações, a inquietação. Logo mais, nasce a irritação, nos sentimos sufocados e sem saber o que fazer. A mente se rende aos pensamentos conturbados. Nossas conversações se tornam confusas e cada vez mais distantes da esperança e da alegria. E diante do tumulto interno que se instalou nem percebemos os atos insanos que estamos a praticar.

Estejamos atentos! Combatamos qualquer um desses indícios com o remédio que jamais perde sua eficácia: prece!

Sim, é a prece que acalma nossos sentidos, nos dá novo ânimo e nos faz enxergar um horizonte onde antes parece existir apenas terríveis labirintos.

Estejamos atentos! Quando sentirmos a aproximação de um pensamento negativo visando perturbar nosso íntimo, não tardemos em parar e recorrer ao socorro da espiritualidade maior.

A Providência Divina continua incessantemente a nos alertar: renovemos nossas esperanças na prece sincera e veremos como o nosso estado emocional melhorará gradativamente.

Porque se ao contrário, prosseguirmos na aflição que surge de repente, na raiva que não conseguimos controlar, na forte tristeza que nos incomoda, na falta de expectativas, e em qualquer outra sensação estranha que não sabemos explicar, estaremos cada vez mais afundando na lama. E a limpeza espiritual se tornará mais complexa.

Estejamos atentos! E abramos as portas da alma para a luz divina. Essa sim irá dissipar as sombras que nos rodeiam.

Estejamos atentos! Muitas vezes nos descuidamos da higiene espiritual e permitimos que larvas perigosas se instalem em nossos pensamentos e sentimentos, causando sérios e profundos desajustes.

Independente da fase que estejamos a viver, seja de calmaria ou tempestade, não nos afastemos do Evangelho de Jesus! Ele é o grande escudo que pode nos proteger dos ataques inferiores.

É como se fôssemos uma embarcação numa longa travessia. De repente chega a noite e com ela a tempestade. E essa tempestade não irá cessar rapidamente. Mas a embarcação quando preparada, não interrompe sua viagem, mas sim, toma as medidas necessárias para que possa enfrentar essa tormenta com segurança e tranquilidade. E assim, mantem o seu percurso orientando-se com a luz do farol que se encontra a sua frente.

Assim também, é nosso Espírito. Quando nos deparamos com a tempestade das dificuldades, se buscarmos internamente nos fortalecer na oração, na vigilância e na coragem conseguiremos seguir adiante e superar os obstáculos. A nossa frente também se encontra um grande farol, mas cuja luz não se apaga: Jesus Cristo!

Sonia Carvalho
[email protected]

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa