Menu

Estresse emocional e câncer: ligação direta.

Estresse emocional e câncer: ligação direta.
Facebook   E-mail   Whatsapp

Da France Presse, em Sidney

Um grupo de pesquisadores australianos anunciou nesta segunda-feira ter provado, cientificamente, a relação entre o estresse emocional e o surgimento de doenças, entre elas o câncer.

O grupo do Instituto Garvan de Sydney descobriu que o hormônio neuropeptídio Y (NPY) que o corpo humano produz em situações de tensão mina o sistema imunológico e causa o surgimento de doenças.

"Durante os períodos de estresse, os nervos produzem muito NPY. Este hormônio vai até o sistema sangüíneo e inibe as células do sistema imunológico encarregadas de destruir os agentes patogênicos do corpo humano", explicaram os cientistas, que publicarão suas conclusões no "Journal of Experimental Medicine".

"Que o estresse provoca as doenças não será mais um mito, mas uma realidade que precisamos levar muito a sério", continuaram.

Herbert Herzog, um dos membros da equipe, disse que o hormônio NPY já é conhecido por afetar a pressão arterial e provocar problemas cardíacos, mas, segundo ele, descobrir seu impacto no sistema imunológico abre novas fronteiras para combater outras doenças.

"O melhor que se pode fazer para acabar com o estresse em nossas vidas é reorganizar nossa forma de viver, mudar nosso estilo de vida e usar métodos como ioga e relaxamento", completou

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa