auravide auravide

GENEROSIDADE


Facebook   E-mail   Whatsapp

A generosidade é a virtude do doar-se e diz respeito a nossas relações com os outros, com o próximo. Está mais relacionada ao coração ou ao temperamento do que à razão. Trata-se de agir unicamente de acordo com as exigências do amor, da moral ou da solidariedade.
A generosidade é ao mesmo tempo consciência de sua liberdade e firme resolução de bem usá-la. Ser generoso é saber que se é livre para agir bem e querer ser assim.

O que é a generosidade?
É um desejo pelo qual um indivíduo, a partir do simples mandamento da razão, se esforça por assistir os outros homens e estabelecer entre estes e ele um vínculo de amizade. (Spinoza)

Os que são generosos são naturalmente levados a fazer grandes coisas e de não empreender nada de que não se sintam capazes. E por não estimarem nada maior do que fazer o bem aos outros homens e desprezar seu próprio interesse, por causa disso, são sempre perfeitamente corteses, afáveis e oficiosos para com todos. E, além disso, são inteiramente senhores de suas paixões, particularmente dos desejos, do ciúme e da inveja... (Tratado das Paixões - artigo 156)

Ser generoso é ser livre de si, de suas pequenas covardias, de suas pequenas posses, de suas pequenas cóleras, de seus pequenos ciúmes.
O amor é a finalidade, a generosidade é o caminho.

A generosidade é o desejo de amor, de alegrias, de partilha. O generoso se regozija com esse desejo e ama, nele mesmo, esse amor que ele tem pelo amor.
A generosidade nos engrandece perante os outros e perante nós mesmos.
A generosidade nos separa da baixeza, da covardia, da mesquinhez, da avareza, do egoísmo, do sórdido...
Ela, a generosidade, é plural: somada à coragem, pode ser heroísmo; somada à justiça, faz-se eqüidade; somada à compaixão, torna-se benevolência; somada à misericórdia, vira indulgência; somada à doçura, ela se chama bondade.

Fonte: "Pequeno Tratado das Grandes Virtudes" André Comte-Sponville.

Aproveite e leia: Um milagre chamado Amor...
Publicado em:

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

Por favor, deixe sua opinião



Veja também
veja-mais Agora, não depois
veja-mais Ainda a culpa
veja-mais Tudo és
veja-mais Novos dias



As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa