Menu

Grande Caminhada

Grande Caminhada
Facebook   E-mail   Whatsapp

O orgulho é um sentimento muitas vezes tido como algo bom; “tenho orgulho de ser brasileiro”, “tenho orgulho de meu filho”, “tenho orgulho de meu trabalho”. Mas isso porque o orgulho é prazeroso, mas nem tudo que é prazeroso é saudável. O que é o orgulho senão o fechamento de si mesmo em si mesmo? Quando temos um conjunto de crenças e nos fechamos as novas idéias de tal forma que brigamos para defender nossas convicções, então sabemos o que o orgulho é na verdade algo limitante para o ser orgulhoso. Se tivermos orgulho de sermos brasileiros então nos concederíamos melhores ou no mínimo nos limitamos a ser somente brasileiros e isso não é saudável.
Porem se sentimos nos orgulhosos por ter um filho bondoso, isso não é orgulho e sim alegria.
Então, o orgulho se dividiu em dois sentimentos, egoísmo e felicidade.
Precisamos nos abster do orgulho egoísta que considera nos melhores dos que os outros, ou que nos fecha em nossas opiniões. Que limita nossas ações e nos enche de preconceitos. O orgulho egoísta sempre tende a reforçar a individualidade, separar os homens em grupos definidos e até contrários causando muitos transtornos que percebemos no mundo, como conflitos de interesses, brigas, desentendimentos, separações de casais e até mesmo guerras.
E devemos nos encher de orgulho alegre, orgulhosos, ou seja, felizes por todas as pessoas boas, felizes, ativas, empreendedoras.
Quando nos sentimos ofendidos, é nosso orgulho ruim que é ofendido, fechados em nosso ovo, não aceitamos nada que venha de fora, ou de outra pessoa, tudo que não está de acordo com nossas opiniões nos desagrada e nos enerva, sugando nossa alegria e das pessoas que nos rodeiam.
Sejamos livres desse orgulho, aceitemos todas as opiniões diferentes e até contrárias, recebamos com alegria as ofensas e críticas: nada nos atinge e até pode nos ensinar algo. Aceitemos a vitória e a derrota com o mesmo sentimento sereno, pois a felicidade está dentro de nós e não depende de nenhum resultado.

Fonte: https://www.oshyoga.org/oshyoga/conhecendo-a-si-mesmo/o-orgulho.html
https://desenvolvimentodoser.blogspot.com/

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa