Menu

Há um tempo para tudo sob o céu

Facebook   E-mail   Whatsapp

Miss Sarajevo é o premiado documentário do diretor Bill Carter que mostra os bastidores de um concurso de miss na cidade de Sarajevo assolada pela guerra na Bósnia Herzegovina.
Uma mulher se recusou a ir para o refúgio e costumava tocar piano durante o bombardeio. Outra mulher organizou um concurso de beleza. 'Nós vamos derrotá-los com nossos batons e saltos', ela disse. Todas as garotas mais bonitas de Sarajevo subiram no palco com faixas dizendo 'Vocês realmente querem nos matar?' Isto era puro desafio e merecia ser celebrado com uma música.
Durante a elaboração do concurso, os organizadores ficavam passando por debaixo de túneis e sob fogo cruzado. Os civis eram alvos preferenciais!

Em um belo trabalho, o líder do U2, Bono Vox, e seu amigo Luciano Pavarotti, criaram a famosa música "Miss Sarajevo", em homenagem aos mortos na guerra.
Bono e Pavarotti cantaram juntos em 1995 para arrecadar fundos às crianças vítimas da guerra na Bósnia, e em 2003, se reuniram novamente para levantar recursos financeiros na ajuda aos iraquianos atingidos pela guerra.
Bono explica que a ideia por trás da letra Miss Sarajevo invoca o espírito do livro de Eclesiastes, há tempo para tudo sob o céu.



Essa música possui traços únicos: a voz expressiva e cadenciada do Bono, a guitarra "chorosa" do The Edge, a bateria simulando as lentas batidas de um coração triste, a maravilhosa voz do Pavarotti, uma linda mensagem falando da temporalidade, das circunstâncias da vida, tais como: tempo de guerra, e tempo de paz; tempo de esperança, e tempo de desilusão, tempo de doença, e tempo de saúde; tempo de ceticismo, e tempo de fé!

E uma das formas de interpretar essa mensagem é que, apesar das possíveis dores que alguns desses ciclos possam nos trazer, eles não devem ser vistos como barreiras e sim como uma oportunidade para aprendermos uma lição e crescermos como seres humanos. Do mesmo modo, quando estivermos num ciclo favorável devemos gozar dele para harmonizar a nossa existência e compreendermos que tudo tem o seu tempo e propósito.

Miss Sarajevo (tradução)

Existe uma época para ficar distante
Uma época para inverter seu olhar
Existe uma época para baixar a cabeça
Para ir em frente com seu dia

Existe uma época para usar batom e maquilagem
Uma época para cortar o cabelo
Exisite uma época para compras na avenida
Para encontrar o vestido certo para se usar

Lá vem ela
Os olhares se invertem
Lá vem ela
Para receber a coroa

Existe uma época para correr para os abrigos
Uma época para beijos e confissões
Existe uma época para cores diferentes
Nomes diferentes, você sente dificuldade em soletrá-los

Existe uma época para primeira comunhão
Uma época para o EAST 17
Existe uma época para admirar Meca
Existe uma época para ser uma bela rainha

Lá vem ela
A mais bela recebendo a coroa
Lá vem ela
Surreal em sua coroa

(Pavarotti)
Você diz que o rio
Encontra seu caminho para o mar
E assim como o rio
Você virá para mim
Além das fronteiras
E dos desertos
Você diz que, como o rio
Semelhante ao rio
O amor virá
Amor
E eu não consigo mais rezar de forma alguma
E eu não consigo mais acreditar no amor de forma alguma
E eu não consigo mais esperar pelo amor de forma alguma

(Bono)
Existe uma época para usar fitas de amarrar cabelo
Uma época para árvores de Natal
Existe uma época para arrumar a mesa
Quando a noite está bastante fria

O U2 inclusive foi a primeira banda a se apresentar naquele país desde que os conflitos se iniciaram, esse show aconteceu em 23.09.1997 no Kosevo Stadium.
A canção foi premiada no concerto anual Pavarotti e Amigos em Modena, na Itália em 12 de setembro de 1995.

Eis o possível capítulo de Eclesiastes que inspirou o Bono, como ele mesmo disse:
"TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; " (Eclesiastes 3:1-7)

Fontes: Suderland Guimarães à U2 Brasil e Google.

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa