Menu

Meditação é TESTEMUNHAR

Meditação é TESTEMUNHAR
Facebook   E-mail   Whatsapp

A meditação começa quando você se separa da mente e torna-se uma testemunha. Esse é o único modo de você se separar de qualquer coisa. Se você olha para a luz, naturalmente, uma coisa é certa: você não é a luz, você é quem está olhando para ela. Se observa as flores, uma coisa é certa: você não é a flor, é o observador.
Observar á a chave da meditação.
Observe a sua mente.
Não faça nada - nenhuma repetição de mantra, nem repetição do nome de Deus - apenas observe o que quer que sua mente esteja fazendo. Não a perturbe, não a evite, não a reprima; não faça coisa alguma. Seja apenas um observador.

O milagre de observar é a meditação.

Enquanto você observa, pouco a pouco, a mente se torna vazia de pensamentos; você não está adormecendo, está se tornando mais alerta, mais consciente. Quando a mente ficar totalmente vazia, toda a sua energiase tornará uma chama do despertar. ESsa chama é o resultado da meditação. Então você pode dizer que meditação é um outro nome para a observação, o testemunhar, o observar - sem qualquer julgamento, sem qualquer avaliação. Pela observação você de imediato livra-se da mente...
Tudo o que Maharishi Mahesh Yogi e outros como ele estão fazendo é bom, mas eles estão chamando de meditação algo que não é. Eles estão induzindo as pessoas ao erro. Se fossem sinceros e autênticos e dissessem às pessoas que isso lhes daria saúde mental e física, uma existência mais tranquila, seria mais correto.
Mas quando começaram a chamar isso de "meditação transcendental" deram a uma coisa muito trivial um significado máximo que ela não tem. As pessoas se dedicam à meditação transcendental há anos e, no Oriente, há milhares de anos. Mas isso não as fez conhecerem a si mesmas, e não as tornou Budas Gautamas. e você quiser entender exatamente o que é a meditação, Gautama Buda é o primeiro homem que lhe deu a definição certa e precisa: é testemunhar.

Meditação é ESTAR ALERTA

O que quer que faça, faça-o em profundo estado de alerta; então, até mesmo as pequenas coisas tornam-se sagradas. Assim, cozinhar ou limpar tornam-se coisas sagradas, uma devoção. Não é uma questão de "o que" está fazendo, a questão é "como" você o está fazendo. Você pode limpar i chão como um robô, uma coisa mecânica: você tem de limpá-lo, por isso o limpa. Então você perde algo belo. Então você desperdiça esses momentos apenas limpando o chão. Limpar o chão poderia ter sido uma grande experiência; você a perdeu. O chão fica limpo, mas algo que poderia ter acontecido em seu íntimo não aconteceu. Se você estivesse consciente, não só o chão estaria limpo, mas você teria se sentido purificado. Limpe o chão, cheio de consciência, iluminado pela consciência. Trabalhe, sente-se ou caminhe, mas uma coisa tem de ser um contínuo fio condutor: faça cada vez mais e mais momentos da sua vida iluminados pela consciência. Deixe a chama da cosciência arder em cada momento, em cada ato. O efeito cumulativo é o que é a iluminação. O efeito cumulativo, todos os momentos juntos, todas as pequenas chamas juntas tornam-se uma grande fonte de luz.

Meditação é CIENTÍFICA

A meditação é um puro método científico. Na ciência você chama a isso de observação, observação dos objetos. Quando você se volta para dentro, é a mesma observação, implesmente dando uma volta de cento e oitenta graus e olhando para o interior. A isso chamamos meditação. Não é preciso um deus, nem é preciso uma Bíblia. Voce não precisa de ter um sistema de crença como um pré-requisito. Um ateu pode meditar como qualquer outra pessoa, porque a meditação é apenas um método para voltar-se para dentro.

Meditação é SENSITIVIDADE

É a luz da consciência alerta que torna as coisas preciosas, extraordinárias.
Então, pequenas coisas não mais são pequenas. Quando um homem que tem vivacidade, sensitividade, amor toca em uma pedra comum na praia, essa pedra se torna um diamante. E se você toca em um diamante em seu estado inconsciente, ele é apenas uma pedra comum - ou nem mesmo isso. Sua vida terá tanto mais profundidade e tanto mais significado quanto mais consciência alerta você tiver. Agora as pessoas estão perguntando em todo o mundo "qual o significado da vida".
Naturalmente este significado se perdeu porque você perdeu o caminho para encontrar o significado - e o caminho é a consciência alerta.

Meditação é DIVERTIMENTO

Milhões de pessoas perdem a meditação, porque a meditação passou a ter uma falsa conotação. Ela parece muito séria, triste, tem um quê de igreja, é como se fosse apenas para as pessoas que estão mortas ou quase mortas, que são sérias, tristes, que têm fisionomias consternadas, perderam a alegria, a capacidade de festejar, de se divertir e celebrar. Essas são as qualidades da meditação. Uma pessoa realmente meditativa é alegre: para ela, a vida é divertida, uma "lila", uma brincadeira. Ela adora viver, não é séria. É relaxada.

Meditação é MESTRIA

A sociedade não pode existir sem a linguagem; ela precisa da linguagem. Mas a existência não precisa dela. Não estou dizendo que você deveria viver sem a linguagem. Você terá de usá-la. Mas você deve ser capaz de ligar e desligar o mecanismo da verbalização. Quando você está vivendo como um ser social, o mecanismo da linguagem é necessário; mas quando está sozinho com a existência, você deve ser capaz de desligá-lo. Se não conseguir desligá-lo - se ele continuar a funcionar e você não conseguir pará-lo -, você terá se tornado um escravo dele. A mente deve ser um instrumento, não o mestre. Quando a mente é o mestre, existe um estado não-meditativo. Quando você é o mestre, a sua consciência é o mestre, existe um estado meditativo. Assim, meditação significa tornar-se um mestre do mecanismo da mente.

Osho

Recebido de Soraya Souza

Aproveite e leia: Meditação em relação a três vozes: ego, eu inferior, eu superior...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa