Menu

Não seja limitado

Não seja limitado
Facebook   E-mail   Whatsapp

Há muito tempo, um pequeno livro veio às minhas mãos e me fez ter argumentos para fatos em que já acreditava, mas nem sempre sabia explicar. E sabia que um dia ia colocar algum trecho dele aqui para vocês.

O livro, A Vida vem da Vida, traz transcrições de entrevistas com Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, fundador-acharya da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON). Basicamente, esse senhor que já não está mais conosco (pelo menos fisicamente) é o fundador do movimento Hare Krishna e o responsável por trazê-lo ao ocidente.

Enfim, o livro se coloca como um desafio à moderna teoria científica da origem da vida e do universo. E posso dizer que depois de lê-lo (e acho que até repetirei a leitura) aprendi que o grande erro dos céticos é cercear seus pensamentos baseados apenas em suas próprias experiências e comprovações científicas. O que Srila Prabhupada, como é conhecido por seus seguidores, chamava de “Filosofia do Doutor Sapo”.

Vamos ao trecho gravado na primeira caminhada com Srila Prabhupada:

Sobre A Vida em Outros Planetas

Srila Prabhupada – mesmo no sol e na lua existem entidades vivas. Qual é a opinião dos cientistas?

Dr. Singh – Eles dizem que lá não existe vida.

Srila Prabhupada – Por que eles acreditam nisto? O planeta lua está coberto de poeira, mas dentro da poeira as entidades vivas podem viver. Toda atmosfera é adequada à vida – qualquer atmosfera. Portanto os Vedas descrevem as entidades vivas como sarva-gatah, que significa “existindo em todas as circunstâncias”. A entidade viva não é material. Embora engaiolada num corpo material, ela não é material. Mas quando falamos de diferentes atmosferas, nos referimos a diferentes condições materiais.

Karandhara – Eles dizem que a atmosfera da lua é inadequada para a vida, mas tudo que eles podem legitimamente dizer é que ela é inadequada para a vida que eles conhecem.

Srila Prabhupada – Os Vedas dizem que a entidade viva não tem ligação com as coisas materiais. Ela não pode ser queimada, cortada, seca ou molhada. Isso é discutido no Bhagavadgita.

Dr. Singh – Os cientistas estendem seu conhecimento sobre a vida neste planeta, pensando que isso deve aplicar-se também aos outros planetas.

Srila Prabhupada – Sim. Eles estão pensando principalmente neles mesmos. Eles estão pensando limitadamente em termos de suas próprias circunstâncias. Isso é o que chamamos de “Filosofia do Doutor Sapo” [risos]
Certa vez havia um sapo num poço, e quando um amigo informou-lhe da existência do Oceano Atlântico, ele perguntou ao amigo, “Oh! O que é o Oceano Atlântico?”
“Ele é um vasto corpo de água”, seu amigo replicou.
“Qual o tamanho dele? É duas vezes o tamanho deste poço?”
“Ah! Não – muito maior”, respondeu seu amigo.
“Quantas vezes maior? Dez vezes este tamanho?” Dessa maneira, o sapo continuou calculando. Mas qual a possibilidade de alguma vez entender a vastidão do grande oceano desta maneira? Nossas faculdades, nossa experiência e nossos poderes de especulação sempre são limitados. As especulações dos cientistas somente dão origem a essa filosofia do sapo.

[Bhaktivedanta, Swami, Abhay Charan, 1896-1977. A vida vem da vida: caminahdas matinais com Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. São Paulo: Bhaktivedanta Book Trust, 1980]

Por: Isabela Medeiros
https://www.respostadavida.blogspot.com


Aproveite e leia: Krishna, O Derretedor de Corações...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa