Menu

Não tenho tempo para ter um derrame!

Facebook   E-mail   Whatsapp

My stroke of insight é uma fantástica palestra da neuroanatomista Jill Bolte Taylor, no TED, contando com muitos detalhes suas sensações quando teve um derrame, anos atrás e sua reação na recuperação.

Além do assunto ser interessante, ela descreve de uma forma apaixonante, com destaque pra quando ela percebeu que estava tendo um derrame e ficou fascinada com a ideia de viver algo que estuda:

Parte 1:


Parte 2:


"De repente o meu hemisfério esquerdo voltou e me disse: “Ei, nós temos um problema, nós temos um problema, nós precisamos buscar ajuda” e era como, OK, OK, eu tenho um problema, mas eu voltava a essa consciência que eu carinhosamente dei o nome de La La Land, e era lindo lá. Imagine estar completamente desconectado das informações no seu cérebro que te conectam com o mundo exterior.

Então aqui estou nesse espaço e não existe nenhuma preocupação comigo, com o meu trabalho, tudo sumiu e eu me senti mais leve no meu corpo e imagine todos as suas relações com o mundo exterior e as várias preocupações relacionadas com elas, tudo tinha desaparecido. Senti uma sensação de paz e imagine o que seria sentir perder 37 anos de bagagem emocional! Senti euforia. Euforia é maravilhoso – e então meu hemisfério esquerdo voltou e disse: “Ei, você precisa prestar atenção, precisamos encontrar ajuda” e pensei “Vou conseguir ajuda, vou focar nisso” Saí do chuveiro, me vesti e andando pelo meu apartamento estava pensando “Eu preciso ir trabalhar, preciso ir trabalhar. Eu consigo dirigir? Eu consigo dirigir?”

Foi nesse momento que meu braço direito ficou paralisado e pensei “Oh, meu Deus! Estou tendo um derrame! Estou tendo um derrame!” e a próxima coisa que meu cérebro me disse foi “Nossa! Isso é legal, isso é legal. Quantos neurocientistas têm a oportunidade de estudar seu próprio cérebro do lado de dentro?”

Mas veio algo em minha mente: “Sou uma mulher ocupada. Não tenho tempo para um derrame!” e era como eu me dissesse: “OK, eu não posso parar o derrame então vou fazer isso por uma semana ou duas e voltar à minha rotina”


Ela contou essa história toda num livro, o My Stroke of Insight: A Brain Scientist’s Personal Journey, que acaba de ser lançado aqui nos EUA e eu estou louca pra ler. Já disse que adoro ler sobre neurologia, né? tenho todos os livros do Oliver Sacks, quem quiser experimentar, eu sugiro começar pelo Homem que Confundiu sua Mulher com um Chapéu. Ótimo.

Recebido de: Thelma Bueno
Tradução e Legendas do vídeo: Nayara Alves e Atílio Baroni
Texto do blog: https://sindromedeestocolmo.com


Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa