Menu

O BENZIMENTO

O BENZIMENTO
Facebook   E-mail   Whatsapp

Benzer significa tornar Bento ou Santo. O Benzimento é uma prática muito antiga em muitas culturas, mas aqui no Brasil ganhou força no período da colonização junto aos imigrantes que chegaram. Vale lembrar que os próprios índios aqui já estabelecidos praticavam seus rituais de cura dentro de um conjunto de orações no seu próprio dialeto.

No quadro dos colonos tínhamos duas classes predominantes no Benzimento: as parteiras e os benzedeiros.

As parteiras eram as mulheres especializadas em partos no qual um bom parto se fazia rezando, enquanto os benzedeiros eram homens que tinham um dom de rezar e benzer, seja com as próprias mãos, ou seja, com um objeto de sua preferência.

O Benzimento atendia às necessidades mais precárias da população onde o acesso a um médico era muito restrito.

O Benzimento acontece no conjunto de rezas, na formulação de garrafadas, seja de proteção ou de dosagem. Existem Benzimento para proteção de casas, crianças, animais de estimação, plantas, proteção do corpo e de espírito. O bom Bento, ou seja, aquele que realiza o Benzimento, torna-se uma ferramenta prática de auxílio ao próximo e a ele mesmo.

Para um bom Benzimento não existe hora e nem lugar, não importa o dia e nem a Lua, o que importa é a força que o Bento usa na expressão e aplicação do verbo, pois benzer é fazer um jogo de palavras com poder de ação no etéreo e no físico.

O Benzimento se aprende dentro de uma tradição na qual quem sabe e foi preparado ensina quem precisa, independente de crença ou religião. Sendo assim o Benzimento é livre a qualquer pessoa que queira aprender.

Torne-se você também um Bento e venha descobrir a herança que os seus ancestrais lhe deixaram de presente dentro de você.
Com Jorge Scritori
[email protected]


Recebido de Alexandre Cumino
[email protected]
https://groups.google.com.br/group/alexandrecumino

Aproveite e leia: Um esclarecimento espiritual dos exus-amparadores...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa