Menu

O Centésimo Macaco

Facebook   E-mail   Whatsapp

O macaco japonês, "macaca fuscata", tem sido observado na floresta por um período de mais de 30 anos. Em 1952, na ilha de Koshima, cientistas estavam servindo os macacos com batatas adocicadas jogadas na areia. Os macacos gostaram do sabor das batatas mas não gostaram da areia.
Uma macaca de 18 meses chamada Imo achou que podia resolver o problema lavando a batata no riacho. Ela ensinou o truque para sua mãe. Seus colegas também aprenderam este novo jeito e também ensinaram para as suas mães.
Esta inovação cultural foi gradualmente passada para vários macacos diante dos olhos dos cientistas. Entre 1952 e 1958, todos os jovens macacos aprenderam a lavar as batatas tirando a areia tornando-as mais palatáveis. Somente os adultos que imitaram suas crianças aprenderam esta melhoria social. Outros adultos continuaram a comer as batatas sujas de areia.
Então, alguma coisa começou a tomar lugar. No outono de 1958, um certo número de macacos de Koshima estavam lavando suas batatas - o exato número é desconhecido. Vamos supor que quando o sol nasceu naquela manhã haviam 99 macacos na ilha de Koshima que tinham aprendido a lavar suas batatas. Vamos também supor que mais tarde, o centésimo macaco aprendeu a lavar as batatas.
Então aconteceu!!!
A partir daquela tarde todos na tribo estavam lavando as batatas antes de comê-las. A energia agregada deste centésimo macaco CRIOU uma nova ideologia no grupo, um novo comportamento.
Mas note. A coisa mais surpreendente observada pelos cientistas foi o fato do hábito de lavar batatas ter ultrapassado o mar: colônias de macacos em outras ilhas e na principal tropa de macacos de Takasakiyama começaram a lavar suas batatas.
Portanto, quando um certo número crítico atinge uma consciência, esta nova consciência pode ser comunicada de mente para mente.
Apesar do exato número poder variar, o fenômeno do centésimo macaco significa que quando um limitado número de pessoas conhece um novo caminho, ele pode deixar morrer a consciência própria daquelas pessoas.
Mas há um ponto no qual se somente mais uma pessoa adquire a nova consciência, o ambiente é tão fortalecido que esta consciência cresce e pode atingir a todos.

VOCÊ PODE SER O CENTÉSIMO MACACO!

Recebido de Mon Liu

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa