auravide auravide

O CÉREBRO


Descoberto como o cérebro recupera velhas memórias

Cientistas do Hospital for Sick Childrens e da UCLA, no Canadá, localizaram pela primeira vez uma região do cérebro responsável pela armazenagem e recuperação de memórias distantes. A pesquisa foi publicada no último dia 7, no jornal Science.

"Era previamente conhecido que o hipocampo processava a memória recente, mas não que armazenava memórias permanentemente. Agora nós podemos afirmar que é no córtex anterior que as antigas memórias ficam guardadas", disse Paul Franklan, co-autor do estudo, cientista do Hospital for Sick Childrens e professor de psicologia da Universidade de Toronto.

Inicialmente, as memórias para eventos de vida diária parecem depender das redes na região do cérebro chamado o hipocampo. Entretanto, com o tempo, estas memórias tornam-se cada vez mais dependentes das redes na região do cérebro chamada córtex.

Agora que nós sabemos onde olhar, estamos uma etapa mais perto de desenvolver drogas para descobrir genes ou processos do cérebro que podem ser relacionados aos desordenamentos da memória," disse Alcino Silva, um dos coordenadores da pesquisa.
"Nós acreditamos que há uma interação ativa entre o hipocampo e córtex, e que o processo de transferência das memórias entre estas duas regiões no cérebro ocorre ao longo de diversas semanas, e provavelmente durante o sono", explica Frankland.

https://noticias.terra.com.br/ciencia/

Recebido de Claudette Grazziotin
Publicado em:




Comentários



As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa