Menu

O FENÔMENO RAM - REGISTRO AUTOMÁTICO DA MEMÓRIA

O FENÔMENO RAM - REGISTRO AUTOMÁTICO DA MEMÓRIA
Facebook   E-mail   Whatsapp

Diariamente produzimos inúmeras cadeias de pensamentos, ansiedades, sonhos, idéias negativas, pensamentos antecipatórios, angústias, prazeres, que são arquivados automaticamente na memória. Em um ano, registramos milhões de experiências.

O registro das experiências na memória é involuntário, não depende da vontade consciente do homem. Você pode ser livre para ir onde quiser, mas não é livre para decidir o que quer registrar na memória. Se viveu experiências ruins, elas se depositarão nos porões inconscientes da memória. Se hoje passou por uma angústia, uma situação de medo, uma crise de agressividade, tenha certeza de que tudo isso está registrado em sua memória.

Cuidar da qualidade daquilo que é registrado em nossas memórias é mais importante do que cuidar de nossas contas bancárias. Nestas, você deposita dinheiro; naquelas, você faz os depósitos que financiarão a sua riqueza emocional.

À medida que as experiências são registradas automaticamente na memória, ocorre a formação da história de vida ou história da existência.
Os beijos dos pais, as brincadeiras de criança, os desprezos, os fracassos, as perdas, as reações fóbicas, os elogios, enfim, toda e qualquer experiência do passado forma a colcha de retalhos do inconsciente da memória que influencia nossas reações no presente.

Cada pensamento e emoção são registrados, automaticamente, por um fenômeno chamado RAM (Registro Automático da Memória). O homem não teria compreensão dos seus direitos se não tivesse uma história. Sem ela, ele nem mesmo produziria pensamentos ou teria consciência da sua existência. Dessa forma, o tudo e o nada, o ter e o ser, seriam a mesma coisa para ele.

Todas as experiências que possuímos são registradas com a mesma intensidade? NÃO!
Existem diversas variáveis que influenciam no registro. Uma delas é o grau de tensão positiva ou negativa que as experiências possuem. As mais dolorosas ou prazerosas são registradas com mais intensidade.

O fenômeno RAM registra com mais intensidade as cadeias de pensamento que tiverem mais ansiedade, tensão, apreensão ou prazer. Se vivenciarmos uma experiência angustiante diante de um fracasso, poderemos tentar evitar registrar essa experiência, mas não adianta, ela será registrada involuntariamente e, de maneira privilegiada, em virtude da intensa ansiedade que a acompanha.

Toda vez que temos uma experiência com alto comprometimento emocional, tais como um elogio, uma ofensa pública, uma derrota, um fracasso, o registro será privilegiado. Por ser privilegiado, tal registro pavimentará as avenidas importantes da nossa maneira de ser e de reagir ao mundo. Por isso, é muito importante que as crianças sejam alegres, tenham amigos, brinquem e tenham um clima saudável para expor o que pensam.

Dr. Augusto Jorge Cury - "A Pior Prisão do Mundo"
www.nossosaopaulo.com.br


Aproveite e leia: História das Montanhas...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa