Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


O Poder da Aceitação

O Poder da Aceitação

Esta é uma força incrível que o homem tem dentro de si: aceitação, o único estado que lhe permite compreender as experiências pelas quais está passando.

É preciso tanto aceitar a vitória quanto a derrota, é preciso tanto aceitar os dias bons - em que realizamos os nossos sonhos - como também os dias em que lamentamos nossas perdas. A aceitação é uma força incrível que o homem tem dentro de si.

A aceitação é o único estado que permite que as pessoas compreendam as experiências pelas quais estão passando.

A aceitação é o estado de consciência que leva você à fé. A aceitação é a fé em ação.

Porque quando eu aceito o destino que me é colocado, eu tenho fé. Eu tenho fé porque eu sei que aquilo que estou vivendo é o melhor para mim. E se eu aceito o que eu vivo, se eu aceito o meu momento, eu relaxo e tranquilizo meu coração. E, agindo assim, possibilito que as forças do bem, as poderosas forças do bem, ajam a meu favor.

Aceitação é o caminho para se ter fé, é o caminho para se ter equilíbrio. E eu não quero que acreditem que não podem mudar suas vidas, que devem aceitar viver com pouco, porque assim pensando, estamos equivocados. Porque aceitação é o fôlego, a respiração, é aquilo que faz os homens crescerem. Aceitem sim as experiências, e quando tiverem aceitado as experiências poderão crescer com elas. Poderão subir nas pedras e ver o horizonte, poderão apreciar o caminho porque terão paz dentro de si.

Aceitar não significa ficar parado e passivo?

Aceitar é confundido com passividade, com paralisia, com falta de interesse ou com falta de ação; o conceito na realidade é exatamente o inverso, pois quando eu aceito as coisas como elas são, eu resgato minha força e poder de transformar.

Aceitar significa ficar aberto às mudanças, a rever referenciais e formas de perceber e agir. Quando isto ocorre saímos do papel de vítimas das circunstâncias, para podermos realizar com disposição as mudanças que precisam ocorrer. Quando não aceito integralmente, com a mente e o coração, estou tentando, muitas vezes em desespero, restaurar o padrão ou situação anteriores, que talvez eram cômodos e confortáveis. Aceitar significa abrir-se à mudança.

O encarar e aceitar a dificuldade que estamos vivenciando é o primeiro e decisivo passo para tomar as decisões certas para as mudanças. Num tempo como o nosso, de rápidas e profundas mudanças, deixar de aceitar a realidade é abdicar do direito de fazer escolhas conscientes. Aceitar uma realidade é como ingressar num rito de passagem: deixar o velho e ingressar no novo. A aceitação é um aviso que nos diz que agora é preciso mostrar fibra e coragem. É um presente que nos convida a agir.

"Tudo está perfeito". Eu levei muito tempo para entender que a perfeição não significa "obra acabada", mas antes que a sabedoria de todos os momentos, que são perfeitos, significa que a pessoa está passando pela experiência que tem que passar e que o Universo a presenteia com a oportunidade de decidir o que tem que ser decidido e agir, realizando as ações que necessitam ser tomadas. Tudo está perfeito significa você aceitar totalmente a experiência que está passando e agir em cima disto, mobilizando as ações que precisam ser tomadas. Aceitar a realidade como ela é significa olhar para as transformações que precisam ser concretizadas. Só assim as pessoas se desenvolvem; a não aceitação significa ficar patinando na busca de soluções que no máximo irão resolver momentaneamente os efeitos, mas não solucionar as causas.
A aceitação é, algumas vezes, mais importante que a compreensão.

A aceitação é uma importante disposição para quem deseja o sucesso, a prosperidade e a felicidade. Para obtê-las é preciso primeiro aceitá-las mentalmente. Por isso, muitas pessoas correm tanto atrás dessas coisas e - propositadamente - não as alcançam. No fundo, no fundo elas não acreditam que podem e merecem ser felizes. A aceitação é também como uma semente de paz e de serenidade que tantas pessoas possuem guardada, mas que por algum motivo não se dispõem a plantá-las para que essas prosperem e dêem frutos.
As pessoas que não usufruem, do poder da aceitação são sempre mais estressadas e reativas. São aos seus próprios olhos, mais dignas das situações negativas do que propriamente do sucesso e da prosperidade. Resistem ao prazer. Ficam ansiosas e sentem um certo desconforto se, por exemplo, estiverem gozando de progresso e relativo sucesso, achando continuamente que alguma coisa vai dar errado e, até cooperam para isso. Interpretam a sensação de felicidade como presságio de uma inevitável desgraça pois, vovó já dizia: "muito riso é sinal de choro!" ou "Santo quando vê muita esmola, desconfia!". Cuidado com essas crenças inadequadas.
O poder da aceitação não sugere o acolhimento autopiedoso de si mesmo e não deve ser interpretado como ato passivo a um estado, humano ou circunstancial, final, estagnado e imutável. Antes, é reconhecer o que se é, e o que se tem, como ponto de partida para ser ou conquistar aquilo que se pretende. É estar consciente de suas reais capacidades sem contudo subestimar suas potencialidades. O acolhimento de si mesmo, do outro e das circunstâncias, como esses se apresentam é uma das primeiras disposições para quem pretende gozar paz de espírito e se reconciliar com a vida. Pessoas tranquilas e serenas têm mais chances de acertarem em suas escolhas (e nas provas de concurso!), correm menos riscos de doenças e gozam qualidade de vida, a despeito de suas posses. Contestar a vida, a morte ou o azar é perda de tempo. Experimente deixar sua vida fluir naturalmente como flui um rio. Experimente não tentar controlar o tempo ou mudar as pessoas do seu convívio diário. Experimente fazer sua agenda do dia, da semana ou do mês, como tarefas passíveis de realização e não como infalíveis acontecimentos. Aceite suas perdas e curta suas conquistas, aceite de coração aberto o que a vida lhe oferece e, com responsabilidade, as propostas que recebe. Regozije-se com seu sucesso!
Da mesma forma que ninguém pode respirar sua cota de oxigênio, ninguém também poderá usufruir, da sua cota de felicidade, de paz e de serenidade. Esses elementos são seus e estão, agora mesmo, à sua disposição.

Use o poder da aceitação para reforçar esse pensamento:

Cada pessoa só pode usufruir daquilo que era para ela mesma, por que, o que tiver de ser seu será, se não for é porque não era para ser seu.

Aceite isso, aceite os desafios e aproveite a vida!

Chafic Jbeili

Recebido de Rejane Guimarães
Grupo Portal Raio de Luz


Publicado em:

Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor.
O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.




Energias para Hoje
quinta-feira, 16 de agosto de 2018


energia
I-Ching: 58 – TUI – ALEGRIA
É tempo de muita harmonia. O segredo do sucesso é ser alegre e sereno.


energia
Runas: Urus
Creia! As transformações trazem amadurecimento.


16
Numerologia: Interiorização
O dia pede calma e serenidade, leia um livro, ouça uma musica relaxante. Detenha-se nos planos pessoais e no caráter não-material de suas expectativas de vida. Siga o fluxo e faça uma profunda introspecção para descobrir aspectos do seu verdadeiro EU.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você está preparado para as notícias ruins?
2. A violência online, a violência cibernética
3. Rompendo padrões
4. Viver vale a pena
5. Insatisfação é uma bênção
6. Você é uma mulher única?
7. No escuro de si mesma
8. O que eu posso aprender com esse desafio?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade