Menu

O PODER DA OBSERVAÇÃO

O PODER DA OBSERVAÇÃO
Facebook   E-mail   Whatsapp

Por: Jael Coaracy - https://www.vaidarcerto.com.br

A observação é ferramenta fundamental no processo de buscar objetivos desejados. O observador, envolvido no ato de observar, encontra-se num estado especial que pode ser comparado a uma espécie de levitação.

A observação deve se sobrepor aos pensamentos pré-concebidos. Deve resistir à tentação de classificar o que é percebido pelos sentidos.

Observar implica na capacidade de perceber com clareza, sem julgamentos. Observar é aceitar aquilo que é, sem manipulação ou interpretações pessoais.

Observar o que se passa internamente e às situações- como elas se apresentam. Na observação a oportunidade do autoconhecimento - essa percepção fundamental dos acontecimentos internos que resultam nas circunstâncias de cada um.
Entretanto, observa-se cada vez menos. Há abundância de filosofias, tribos, bulas com indicações e modo de usar sobre a vida. Mas viver sem observar é tornar-se vítima da velocidade sem direção. É candidatar-se às frustrações de quem não tem intimidade consigo próprio.

A observação é a chave que abre a compreensão de quem somos, do que importa verdadeiramente, do caminho a seguir.

Observar é permitir que as coisas passem por nós sem que tentemos detê-las ou ter controle sobre elas. É aceitar experiências passadas, circunstâncias, comportamentos sem se confundir com eles.

A observação revela que não somos nossos medos, nem nossas resistências, tampouco nossa auto-imagem construída pelo ego contaminado por ilusões.

Observar requer o exercício da neutralidade. Esse exercício significa voltar-se para dentro, buscando em si próprio a referência daquilo que é.
É estar em contato com o que perdura que não tem início nem fim. Aquilo que não tem nome, independe de palavras e existe, simultaneamente, em todos os níveis de consciência.

Como observar?
Reserve, diariamente, um tempo para estar com você mesmo. O ideal é fazer isso logo depois de acordar ou antes de dormir, momentos em que ocorre maior facilidade de contato com os sentidos espirituais. Quando o subconsciente está mais acessível e a mente, mais relaxada.

Observe os pensamentos sem tentar detê-los. Aceite os sentimentos, as imagens, seja lá o que surgir. Nada disso é você - deixe-os ir simplesmente.
Lembre-se de observar seus processos sem julgá-los. Com amor e aceitação, agradecendo a oportunidade de estar em contato com o seu interior.
À medida que aprofundar a capacidade de observar, cultivando o silêncio, ouvindo o que diz a voz interna, estará adquirindo as ferramentas que poderão leva-lo à conquista da auto-realização.

Ao praticar a observação, perceberá que se torna, cada vez mais fácil, realizar a alquimia interna e dirigir energia para o campo da informação. E assim, concretizar seus objetivos de vida, os desejos verdadeiros do seu coração.
A observação revela que só o amor é real. O observador descobre a paz no ato de observar. Aprende que todas as respostas estão dentro de si.
Saberá então, que observar é voltar para a casa em segurança.


Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa