Menu

O que é a felicidade?

O que é a felicidade?
Facebook   E-mail   Whatsapp

O que é essa tal felicidade?
Ninguém sabe, ninguém viu. O certo é que cada um sente-se feliz à sua maneira. Uns querem ganhar na loteria e ter muito dinheiro. Outros, seriam felizes se tivessem todas mulheres ou homens, dependendo do sexo, que deseja. Enfim, cada um é cada um.

Tenho pensado muito sobre o que é ser feliz. E creio que descobri. Ganhei na loteria? Tenho o melhor emprego do mundo? Posso passar o resto da minha vida viajando, conhecendo o mundo?

Não aconteceu nada disso comigo. O que aconteceu e está acontecendo é uma grande mudança na forma de ver as coisas, eliminar alguns hábitos e saber algo sobre o meu futuro. É pouco? É muito? É razoável? Isto é suficiente para alguém ser feliz? Aí, volta à pergunta, mas o que é ser feliz?

Não sei exatamente, mas posso garantir que a felicidade está na cabeça. Os meus problemas continuam fisicamente muito parecidos como antes, o que mudou, na realidade, foi a forma como estou lidando com eles agora.
Parece muito simplista, mas as coisa realmente são simples, nós que não acreditamos muito nisso. Mas foi exatamente isto que aconteceu. Passei a encarar os meus problemas fazendo as seguintes perguntas: por que estou passando por isso? Tem solução? Não tem solução? O grande segredo, que na realidade não tão grande assim, é que passei a assumir todos os meus problemas independente de terem ou não solução. Levo à risca o ditado que diz "Se o problema tem solução, não se preocupe. Se o problema não tem solução, também não se preocupe".

Acrescentei a este ditado as conseqüências que os meus problemas causam nos outros. Fiz uma grande descoberta que foi saber que os efeitos dos meus problemas não são tão devastadores assim como eu pensava. E como descobri isto? Conversando com os possíveis molestados.
Na realidade, felicidade ou estado de conforto, ou céu... ou o contrário, é um grande produto de como pensamos e agimos.

Depois de ter absorvidos hábitos bons de relacionamento, recompor os meus princípios éticos, definir alguns objetivos em longo prazo, como por exemplo: ter uma velhice saudável, ou seja, chegar aos 70 com saúde, lucidez, amigos e renda que permita ter uma vida digna, sem depender de outros, pelo menos financeiramente, tudo passou a ter sentido para mim.
E a felicidade está se manifestando dessa forma, isto é, a partir do momento que comecei a achar propósito para todos os meus atos e ter consciência que sou responsável pelos meus próprios atos e todos os seus efeitos. Isto tem resultado em uma tranqüilidade muito interessante e atribuo essa tranqüilidade ao controle das minhas ações e a que posso suportar as conseqüências das mesmas.
Outra mudança de pensamento que contribui bastante para esse bem-estar, é a certeza de que toda vez que consigo um pequeno avanço, ou seja, o cumprimento de uma meta - sei que foi apenas mais uma etapa vencida e identifico imediatamente a próxima e trabalho para supera-la, e assim por diante.

O grande e saudoso ator Paulo Gracindo falou o seguinte: "Quando o homem continua buscando algo, ele não envelhece". Creio que felicidade seja isto, a busca constante dos seus objetivos. Mas não quer dizer que não haja sacrifícios, pois quando pensamos assim, os momentos ruins ou sofrimentos são apenas, algumas etapas rumo à conquista do triunfo.

Buscar algo, sempre é MUDAR PARA VIVER MELHOR.

Sérgio Ramos

Recebido de Rejane Guimarães
Grupo Portal Raio de Luz

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa